Opinião - Em defesa da vida


07/06/2010 17:09

Compartilhar:


A natureza já nos envia seus sinais de alerta e a eles devemos ficar atentos, até como forma de reflexão sobre nossas ações, e para pensar em quais esforços podemos fazer individualmente, ou em conjunto, a favor da atual geração e a do futuro. Atividades em todo o mundo começam a ser desenvolvidas em torno das comemorações da Semana do Meio Ambiente. É certo que pouco temos a comemorar, mas toda ação referente ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, vale como meio de conscientização. Tudo o que fizermos agora pela natureza representa a defesa da vida.

Para este ano, o slogan do Dia Mundial do Meio Ambiente definido pela ONU é "Muitas espécies. Um planeta. Um futuro". O tema reflete o apelo em prol da conservação da diversidade de vida do planeta. Kigali, capital da Ruanda, foi escolhida para sediar, em 2010, as celebrações globais da data. A mensagem também apoia o Ano Internacional da Biodiversidade, que se comemora em 2010.

Segundo cientistas mais de 17 mil espécies estão ameaçadas de extinção - desde plantas e insetos pouco conhecidos até as mais carismáticas aves e mamíferos. Em nome do desenvolvimento, os homens são responsáveis pelo desaparecimento de grande parte das florestas, pela drenagem dos pantanais e pela emissão de gases de efeito estufa em quantidade suficiente para provocar o aquecimento global e, consequentemente, a extinção de muitas espécies em ritmo acelerado.

O relatório da Convenção sobre Diversidade Biológica mostra que, infelizmente, metas estabelecidas anos atrás não foram cumpridas, já que a conservação dos ecossistemas e das espécies, o uso sustentável dos recursos naturais e a repartição dos benefícios da biodiversidade ainda não fazem parte dos principais critérios considerados por governos ou empresas.

Nesse sentido, o Partido Verde tem um posicionamento bem firme e diferente de muitos outros partidos que estiveram até agora no governo. Entendemos que é momento de mudar o atual modelo de desenvolvimento de forma sustentável, respeitando as questões ambientais para evitar os desastres naturais, como vimos recentemente no Rio de Janeiro, e a perda de muitas vidas, para que nossos filhos e netos tenham futuro.

A senadora Marina Silva, pré-candidata do Partido Verde à Presidência, tem dito com propriedade que o Brasil precisa dar uma ajuda a si mesmo quando se trata do meio ambiente, preservando suas riquezas naturais e não destruindo-as.

Nesta Semana do Meio Ambiente, vamos pensar e agir de forma que nossos atos contribuam para o meio ambiente. Uma ação individual pode parecer pouco, mas quando multiplicada pode fazer grande diferença nessa corrida contra a extinção.



* Chico Sardelli é deputado estadual (PV) e presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente na Assembleia Legislativa

alesp