Delegacias adjuntas de proteção aos animais


04/02/2011 18:30

Compartilhar:


Pelo menos dez cães foram mortos nas ultimas semanas no bairro de Eldorado, em Diadema, região do grande ABC paulista. A Polícia Militar chegou a suspeitar de que uma dupla de dependentes químicos estivesse torturando e matando os animais. Na ocasião, um pitbull foi encontrado vivo, mas com o corpo queimado por cigarro e dentes quebrados. A imagem repetida por dias em boa parte da imprensa causou revolta em meio à opinião pública.

"Esse tipo de violência é cada dia mais comum, e não é só isso, muitos animais são maltratados por seus donos ou abandonados nas ruas", lembra Gilmaci Santos, líder do PRB. Para o deputado, isso pode ser resolvido por meio de um trabalho direcionado. "É importante que as autoridades competentes tenham um setor que cuide especificamente de casos de violência contra animais", afirma Santos.

No ano passado, o parlamentar apresentou a Indicação 572/2010 para que o Executivo estadual determine estudos dos órgãos competentes visando à instalação de delegacias adjuntas de proteção aos animais nas dependências de delegacias seccionais de polícia do Estado. A indicação vai ao encontro da Constituição federal e à Lei 9.605/1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp