Opinião - Eles querem o Lula morto!


09/11/2011 15:55

Compartilhar:


No dia 28/10, cheguei em casa e encontrei minha tia Vilma cabisbaixa e abatida. Disse-me que havia chorado a tarde toda devido à notícia de que Lula estava doente. Nesse instante, dei-me conta novamente da dimensão e da importância desse homem para as pessoas simples, que sempre sofreram vivendo em um país injusto.

Eu nunca acreditei em heróis, nem torci por eles. Engana-se aquele que acha que Lula se coloca na condição de herói. Lula não é um herói, é um igual que gera nas pessoas uma esperança absoluta pela sua capacidade de síntese e comunicação direta, e pelo incontestável compromisso com suas causas.

Minha tristeza foi tão grande que optei por não me manifestar. No entanto, a politização da tragédia por parte de uma minúscula parcela obriga-me a abandonar o silêncio. Desde a notícia da doença do ex-presidente, deparei-me com campanhas sugerindo que Lula se tratasse pelo SUS, numa demonstração de ignorância, baixaria e estupidez.

O tratamento contra o câncer, na esfera pública, é um dos melhores do mundo e possui, inclusive, centros de excelência. Mas é sabido que o sistema público de saúde está aquém das necessidades de seus usuários. É tremendamente indigno e covarde, no entanto, torcer pela tragédia de Lula.

Essas pessoas deveriam dizer abertamente que torcem pelo padecimento do líder político, em minha opinião, mais genial da nossa história. Deveriam dizer logo que estão felizes com a possibilidade de ver debilitado o homem que deixou constrangida a elite egoísta deste país, porque mostrou ao mundo que sensibilidade, capacidade, inteligência e genialidade não são privilégios de ricos.

O que essas pessoas querem? Que o Lula vá para a fila de alguma UBS em São Bernardo do Campo? Obviamente, se ele o fizesse, essas mesmas pessoas o atacariam dizendo ser demagogia barata, ou que ele, uma pessoa com condições, está tomando a vaga de alguém que precisa de atendimento gratuito. Não tem jeito, essas pessoas querem o Lula morto.

Lula não é responsável por 500 anos de exploração dessa nação. A elite minoritária e decadente, sim, é que é responsável pelos frágeis sistemas de saúde e de educação. Lula é responsável pela transformação na vida de milhares de brasileiros, pelo desenvolvimento do Brasil, pela geração de 15 milhões de empregos, por quase 1 milhão de jovens humildes nos bancos das universidades, pelo crescimento da indústria brasileira e por tantas outras coisas que irritam uma pequena parcela desse país, que não se conforma em dividir o espaço do avião com gente simples.

O mundo reconhece a capacidade desse líder inconteste. Mas essa parcela jamais vai reconhecer a importância desse operário para o Brasil e para o mundo.

Lula não resolveu todos os problemas brasileiros, mas diminuiu as desigualdades e aumentou as oportunidades. Estreitou o abismo social que crescia a passos largos. O ódio que essas elites têm do Lula é o medo da igualdade, das oportunidades para todos. Sabem que o Brasil entrou na linha do desenvolvimento com justiça social " e se apavoram com isso, e não conseguem esconder a satisfação em ver o responsável por isso doente.

Mas, para cada um que torce contra, há milhares que torcem a favor e é essa energia que sempre colocou de pé nosso líder. Lula, para desgosto dos infelizes, é forte e cheio de fé pela vida. Irá superar todos os obstáculos que aparecerem e continuará irradiando esperança para a maioria do povo brasileiro.



* João Paulo Rillo é deputado estadual pelo PT



"Lula não resolveu todos os problemas brasileiros, mas diminuiu as desigualdades e aumentou as oportunidades. "

alesp