PT cobra de Trípoli recomposição da mata ciliar na Bandeirantes


12/12/2001 17:46

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual Donisete Braga (PT), vice-presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa de São Paulo, está cobrando do secretário do Meio Ambiente, Ricardo Trípoli, o envio de cópia integral e detalhada do projeto de recomposição da mata ciliar das bacias afetadas com as obras de prolongamento da Rodovia dos Bandeirantes, além dos laudos de vistoria.

A recomposição da mata foi uma das exigências ambientais do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) para aprovar a realização da obra. Ficou estabelecido que 0,5% do custo total da obra, que representa o montante de R$ 13 milhões, seria aplicado nesta recomposição. "Precisamos saber se esse dinheiro está sendo aplicado de acordo com a orientação do Consema ", questionou o deputado.

Donisete Braga quer também que o secretário explique se o projeto de recomposição vem sendo acompanhado por técnicos do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, conforme recomendado no parecer do Consema.

Os técnicos do Consema, no parecer que aprovou a obra, afirmam que " o manancial hídrico existente encontra-se totalmente desprotegido, indicando a ausência de programa de manejo da bacia hidrógráfica", entre outras advertências.

alesp