Dia de Parceria e Cidadania é comemorado na Assembléia


23/05/2002 19:40

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/PA24MAI02D.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/PA24MAI02E.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Divulgar a assinatura de 49 parcerias firmadas entre a Assembléia Legislativa e entidades públicas e privadas foi o objetivo principal do evento Dia de Parceria e Cidadania, realizado no Hall Monumental do Palácio 9 de Julho na noite desta quarta-feira, 22/5.

As parcerias passaram a ser a orientação comum das ações desenvolvidas pela atual Mesa Diretora com a finalidade de consolidar a democracia sobre os pilares "Transparência, Participação e Resultados". Foram as parcerias que possibilitaram importantes reformas na sede da Assembléia Legislativa, com o fornecimento de equipamentos, recursos humanos e tecnologia e que contribuíram para o aprimoramento de sua relação com a sociedade.

A festa contou com a participação de secretários do município e do Estado, de vários parlamentares, de representantes das empresa e entidades parceiras e de funcionários da Casa, entre outros, num total de aproximadamente 300 pessoas.

Na abertura do encontro os convidados assistiram, sob o comando do apresentador Milton Neves, a exibição de videoclipes produzidos pela TV Assembléia, sobre as realizações do Parlamento, os trabalhos dos parlamentares e as parcerias.

A Banda Sinfônica da Polícia Militar, sob a regência do tenente PM Renato Maximiano da Silva executou números musicais. Novos quatro convênios de cooperação foram assinados, foram prestadas homenagens a 45 empresas e instituições que já desenvolvem ações em parceria com a Assembléia e foi reinaugurado o Parlatório.

/N+/A palavra é sua/N-/

O Parlatório, inaugurado há 34 anos, durante a ditadura militar, foi reinaugurado com o discurso do 2º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Dorival Braga (PTB). Ele saudou os presentes e afirmou: "Esta Mesa Diretora tem feito de tudo para dar consistência a este século, sem dúvida o século das parcerias. Desde criança minha mãe, humilde, meu pai também, me davam orientações para que eu fosse parceiro nas escolas. Hoje continuo parceiro, da sociedade, e tenho prazer e orgulho de fazer parte deste parlamento. Parabéns parceiros, parabéns democracia."

O primeiro secretário, deputado Hamilton Pereira (PT), além de saudar os presentes enfatizou a importância da parceria entre funcionários e parlamentares na Casa. "Como membro da Mesa Diretora digo que desde as primeiras reuniões nós nos preocupamos em estabelecer uma marca muito forte. Queríamos a abertura da Assembléia Legislativa. Devemos muito à perseverança do nosso presidente Walter Feldman (PSDB), um obstinado em buscar parcerias para construir um parlamento democrático e participativo. Talvez este evento não tivesse tido tamanho sucesso não fossem as parcerias com vários setores dos mais importantes de São Paulo. Foi fundamental ter encontrado parceiros tão íntegros."

Oswaldo Mundoca, vice-presidente da Eletropaulo, recebeu a homenagem da Assembléia em nome de todos os parceiros presentes. "A Assembléia é a casa do povo e estamos honrados em participar desses projetos", disse Mundoca. Para ele, é importante o envolvimento nas iniciativas em benefício da comunidade. "Exemplo disso é a campanha que a Assembléia realizou sobre racionalização de energia, com o apoio das empresas do setor", disse Mundoca, lembrando que isso provou o caráter democrático de todo o processo de parcerias.

O presidente Walter Feldman (PSDB) foi o último a discursar. "Estou convencido de que o século passado foi marcado pelo autoritarismo, guerras, incompreensão, além de ter sido profundamente machista e individualista. Já o século XXI deverá ser democrático, com a compreensão da polêmica, pois é preciso idéias divergentes para crescer coletivamente", disse Walter Feldman, destacando que as mesmas opiniões não refletem o crescimento da cultura. Ele também enalteceu a participação da mulher na política: "Seguramente temos que introduzir cada vez mais a alma feminina, com sua expressão mais completa, nas lutas deste século. Possuímos uma tendência muito forte para a individualização. A ação coletiva sempre terá um efeito mais positivo. E é neste sentido que esta ação das parcerias hoje se concretiza neste parlamento. Por isto, este esforço de alma, de sentimento, é um movimento que esperamos seja permanente."

O presidente ressaltou que o governador Geraldo Alckmin disse que se a Casa abrir as portas para a sociedade civil, o parlamento errará menos. "Nós vivemos de conceitos, de valores do período histórico ao qual presenciamos. Esses valores foram se perdendo com o tempo. A juventude sente-se desamparada, daí a busca destemperada às drogas. Neste improviso de fé, pela reconstrução do Estado de São Paulo, quero fazer um apelo à participação, uma vez que temos uma democracia representativa e queremos uma democracia participativa", encerrou Walter Feldman.

alesp