Comissão debaterá fundo de agricultura


22/08/2005 15:27

Compartilhar:


A Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembléia, presidida pela deputada Beth Sahão (PT), debate nesta terça-feira, 23/8, o projeto que cria o Fundo Especial de Despesa na Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O secretário da pasta, Duarte Nogueira, vai participar da reunião.

O fundo será responsável pela captação de recursos destinados às atividades de pesquisa e pelo desenvolvimento regional realizadas pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), por meio do Departamento de Descentralização do Desenvolvimento, responsável pela geração, adaptação e transferência dos conhecimentos científicos e tecnológicos para o agronegócio.

A audiência, na visão da deputada, será importante para esclarecer os parlamentares sobre pontos importantes do projeto. "Evidentemente, somos favoráveis à criação de mecanismos para captar recursos destinados à pesquisa científica. O agronegócio é um setor que cresceu muito no Estado, movimenta a economia do interior e a investigação científica é necessária para aprimorar métodos de exploração, garantindo a produtividade, a preservação do meio ambiente e a inclusão social", diz a parlamentar.

A deputada acredita que a investigação científica para o agronegócio deve extrapolar os objetivos desejados pelas grandes corporações e atender também aos pequenos produtores. "A agricultura familiar e o pequeno agricultor também devem ter acesso às tecnologias para incrementar seus negócios e não ficarem submetidos às exigências dos grandes produtores, que movimentam a agricultura, mas não são os únicos."

alesp