Segunda Cultural estréia com dialética sobre comunicação interpessoal


20/06/2008 18:20

Compartilhar:


O Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Assembléia Legislativa estreou na última segunda-feira, 16/6, o projeto Segunda Cultural, que oferece aos funcionários exibição de filmes comerciais direcionados a reflexões comportamentais, motivacionais e relacionais. O objetivo é promover a integração e o desenvolvimento crítico no ambiente de trabalho através de um olhar específico.

O filme exibido foi o Bagdad Café (1987), de Percy Adlon, com CCH Pounder, Marianne Sägebrecht e Jack Palance. Uma co-produção da então Alemanha Ocidental e dos EUA, trata da história da alemã Jasmin, que, após discutir com o marido, é abandonada por ele numa estrada no meio do deserto de Las Vegas. Lá, ela encontra um lugar estranho chamado Bagdad Café, misto de lanchonete e hospedaria. Aos poucos, Jasmin vai conquistando a simpatia da dona do local, dos clientes e dos hóspedes, transformado Bagdad Café num espaço mágico, onde cada um pode ser feliz à sua maneira.

Conforme Regina de Souza Moreira, do DRH, o tema abordado foi a comunicação nas relações interpessoais. "Tivemos um resultado bastante positivo. Com certeza, as pessoas conseguiram entender a mensagem que foi introduzida previamente, para direcionar a platéia", diz.

Ana Henriqueta Prado, que trabalha na biblioteca, afirma que a iniciativa é louvável. "Trabalho há 30 anos na Assembléia e, se não houver comunicação entre todos do departamento, principalmente entre chefe e funcionário, fica difícil a convivência", revela. Para ela, o filme Bagdad Café foi uma boa opção: "As personagens Brenda e Jasmin vivem em mundos diferentes. Breda, ao contrário de Jasmin, não tem orientação sobre comunicação e diálogo e acha que as coisas têm de ser à base do grito", explica.

Durante sua carreira na Assembléia, Ana revela que já se relacionou com diversas "Bredas", com quem o diálogo foi quase impraticável. "Sem uma boa comunicação, fica difícil saber a própria função. Nesses anos de trabalho, o que mais dificultou foi a questão do "mandar", como se o chefe tivesse apenas essa função", admite.

O projeto Segunda Cultural iniciou-se em abril com o longa Chocolate, de Lasse Hallström, com Juliette Binoche, Johnny Deep, Judi Dench, entre outros, porém, foi direcionado apenas para a equipe do DRH. Nessa ocasião, o público foi orientado a refletir sobre situações de autoridade, mudança de cultura e aceitação do novo, temas predominantes do filme.

As exibições serão mensais, sempre em uma segunda-feira. Em julho, excepcionalmente, serão duas sessões fechadas para os jovens do Instituto Mensageiros. Mas em agosto, a exibição voltará ao normal, aberta a todos os funcionários da Casa.

alesp