Crítica à qualidade do ensino público


20/05/2008 10:35

Compartilhar:


O deputado Cido Sério (PT) criticou na quinta-feira, 15/5, o ensino público do Estado e convocou os colegas parlamentares para lutar pela melhora na qualidade da educação. Sério disse que Gilberto Dimenstein, colunista da Folha Online, divulgou que, numa escala de 0 a 10, a rede de escolas estaduais de São Paulo ficou com as notas 2,54 (8ª série do ensino fundamental) e 1,41 (3ª série do ensino médio). Apenas duas escolas do ensino médio e 19 do ensino fundamental conseguiram tirar nota 6, padrão dos países desenvolvidos.

O levantamento é do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) e combina notas e fluxo escolar. O resultado mostra que as escolas estaduais estão reprovadas, que os alunos conhecem pouco de matemática e língua portuguesa, além de estarem com a idade defasada em relação à série em que estão matriculados. É a primeira vez que esse indicador é divulgado. "O levantamento revela que, se os planos de melhoria da educação funcionarem, apenas em 2030 as escolas estaduais chegarão ao nível existente hoje nos países desenvolvidos, que é 6. Não é possível que esta Assembléia se conforme com os dados e não faça nada", afirmou.

O deputado apresentou projeto de lei que obriga deputados, governador e secretários de Estado a matricularem seus filhos em escola pública. "Muita gente me criticou dizendo que o projeto é uma provocação. Os representantes do povo precisam conhecer mais de perto a realidade das escolas públicas. Com isso, teríamos mais instrumentos para mudar o quadro agora e não somente em 2030", explicou.



cidoserio@al.sp.gov.br

alesp