Da Tribuna


16/02/2009 19:17

Compartilhar:


Elevação da carga tributária



O deputado Rui Falcão (PT) falou sobre a elevada carga tributária como forma de os Estados cumprirem a Lei de Responsabilidade Fiscal e ressaltou que a aprovação da reforma tributária pode beneficiar as pessoas de baixa renda. "A maior elevação de carga tributária se deu no governo de Fernando Henrique Cardoso. O governo Lula manteve taxa semelhante, que atualmente está em declínio." Entre os serviços que podem ter tarifação reduzida está o setor de energia elétrica. (LP)



Ano letivo



"Com atraso de uma semana tivemos o início do ano letivo nas escolas públicas do Estado", disse Carlos Giannazi (PSOL) ao lamentar a "intransigência" da secretária da Educação ao aplicar prova aos professores da rede pública. "A Justiça de São Paulo concedeu duas liminares invalidando os efeitos da prova. Em vez disso, a secretaria deveria promover um processo legítimo de seleção." O deputado ainda sugeriu a instalação de uma CPI para investigar denúncias de uso irregular de verba da pasta. (LP)



Decisão do STF



"Estou preocupado e assustado com a segurança da população. Não por conta da crise financeira, onde há harmonia em todos os segmentos políticos", declarou Olimpio Gomes (PV) sobre decisão do STF declarando que os réus somente devem ir para a cadeia após uma condenação criminal definitiva e sem possibilidade de recurso. "Ninguém mais vai ficar preso. Vamos transformar os traficantes em prósperos empresários." (LP)



Hospital universitário



"Em 11/2, o Judiciário da comarca de Presidente Prudente concedeu liminar à Secretaria de Estado da Saúde para que a mesma tenha a posse do hospital universitário da cidade", disse Mauro Bragato (PSDB). O hospital, que atenderá toda a região administrativa de Presidente Prudente, com 800 mil habitantes, terá 400 leitos e é uma reivindicação dos prefeitos da região, das câmaras municipais e da população. (LP)



Taxas de juro



Milton Flávio (PSDB) elogiou a forma corajosa com que o governo vem enfrentando a crise. Para o deputado, o importante é baixar as taxas de juro, que, segundo ele, incide de maneira direta no poder aquisitivo da população de baixa renda. "O Brasil tem uma das maiores taxas do mundo", disse. Milton se contrapôs ao deputado Carlos Giannazi (PSOL) e acha que o bom professor não deve reclamar ao ser submetido a uma prova de avaliação. (MC)



Coronel sob acusação



Jornais tem repercutido todos os dias o caso da Zona Sul da capital sobre policiais militares acusados de decapitar indivíduos. De acordo com Olimpio Gomes (PV), a mídia acusou um coronel da PM por conivência ao crime, uma vez que um dos envolvidos seria filho de um amigo do coronel. "Os autores dos delitos já foram identificados e presos", disse. Para ele, a mídia estimula a guerra entre policiais e a destruição de carreira. (MC)



Crise e São Paulo



Para Rui Falcão (PT), o combate à crise econômica foi feito a tempo, exceto em São Paulo. "Dos desempregados da crise 40% são de São Paulo", disse. Segundo Falcão, o governador José Serra parecia mais interessado em ganhar adesões a seu projeto para presidência da República do que na crise. O deputado acredita que o governo do Estado deveria dar maior enfoque ao trabalhador e que as famílias inadimplentes não deveriam ter água e luz cortados. (MC)



Ampliação do aeroporto



Carlos Giannazi (PSOL) falou sobre a população do Jabaquara (capital) que está ameaçada de desapropriação devido à ampliação do aeroporto de Congonhas. Segundo Giannazi, a população não foi comunicada oficialmente, mas soube pela imprensa da desapropriação que está gerando pavor. "Não é possível que se afronte a tranquilidade da população dessa forma", disse. (MC)



Torcidas e atos criminosos



Em razão do incidente, no último domingo, 15/2, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, Conte Lopes (PTB) defendeu a prisão em flagrante dos torcedores que, revoltados, cometeram atos criminosos contra a polícia e demais torcedores. Segundo ele, bombas de gás não contêm as torcidas organizadas, que cometem crimes como desacato à autoridade e lesões corporais. Para Lopes, esses torcedores devem se responsabilizados criminalmente, independente do time a que têm devoção. (NS)

alesp