Opinião - Olimpíadas no Rio, com segurança


21/10/2009 18:38

Compartilhar:


A escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 foi comemorada efusivamente como uma vitória excepcional, sobretudo pelo presidente Lula e sua equipe. Não é para menos, pois ganhamos de goleada, 66 votos contra 32 dados a Madri, no terceiro escrutínio. Temos de elogiar a habilidade do presidente Lula e a equipe do Comitê Olímpico. Com essa escolha e com a Copa do Mundo, em 2014, também no Brasil, com certeza será elevada a auto estima do povo brasileiro.

Entretanto, temos que ser realista e deixar um pouco de lado o ufanismo exagerado. Afinal, muita coisa terá que ser feita, para atender as exigências dos organismos internacionais que promovem a competição. Uma das principais preocupações é com a segurança, pois o Rio já de há muito tempo tem sido noticiado no exterior como cidade perigosa aos turistas. Exemplos não faltam.

Com relação à insegurança no Rio, tivemos dias atrás lamentáveis acontecimentos, com a morte de três policiais que estavam num helicóptero que foi abatido por traficantes. Os confrontos deixaram um saldo de 25 pessoas mortas, entre policiais, traficantes e também três moradores do Morro dos Macacos, na Vila Isabel. Esse foi o mote para que a imprensa estrangeira, especialmente dos países que concorreram com o Brasil para sediar as Olimpíadas, passasse a discutir com mais veemência o problema da segurança no Rio.

Esse episódio acordou as autoridades tanto federais como estaduais e do município carioca. O próprio presidente Lula foi enfático sobre a necessidade de se "fazer uma limpeza" na cidade, e já determinou a liberação de R$ 100 milhões para reequipar a Polícia do Rio de Janeiro. Além de adquirir novos e equipamentos, é preciso também preparar melhor e pagar dignamente os policiais. A melhoria salarial, em todos os níveis e não só à Polícia do Rio, mas dos demais estados, é fundamental para que os policiais tenham melhores condições de vida e, principalmente, mais estímulo para combater a criminalidade. Outra medida urgente é o controle de armamentos, pois é difícil entender como armas de grosso calibre circulam com tanta facilidade pelas mãos dos traficantes cariocas.

Ainda com referência às Olimpíadas de 2016, além do problema da segurança, as autoridades terão gastos enormes com a infraestrutura, estimados em cerca de R$ 25 bilhões. É necessário melhorar sobremaneira a malha viária da cidade, expandir a rede de metrô e de trens urbanos, além de ampliar a rede hoteleira. A aplicação desses recursos deve, no entanto, merecer uma rigorosa fiscalização para impedir o desvio de verba por meio da corrupção. A imprensa, o Ministério Público e o Tribunal de Contas, entre outros órgãos, devem se preparar para exercer esse papel de fiscalização.

É certo, porém, que todas essas melhorias vão gerar emprego e renda, sendo uma ótima notícia, pois o desemprego segundo especialistas é um dos motivos que empurram os jovens para o tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Portanto, há muito trabalho pela frente e, com certeza, quando chegar as Olimpíadas teremos muito o que comemorar, com dignidade, emoção e segurança.



*Vitor Sapienza é deputado estadual pelo PPS

alesp