Da Tribuna


24/02/2011 17:58

Compartilhar:


Mais poder ao Legislativo



Rui Falcão (PT) comentou a série de reportagens negativas sobre a Assembleia paulista, que acabaram, segundo ele, generalizando fatos e levando a população à descrença nos deputados. Falcão elogiou o jornalista do portal Último Segundo, Ricardo Galhardo, pela reportagem sobre PEC que amplia o poder das assembleias. "O jornalista traz para a grande mídia questões da política, não apenas eventuais falhas deste ambiente parlamentar", justificou. Falcão também disse esperar que essa importante emenda seja aprovada para que a Assembleia de São Paulo tenha maior independência e soberania. "Com todo o respeito ao Executivo e ao Judiciário, não podemos ser um poder subalterno", encerrou. (DK)



Abuso de poder



Adriano Diogo (PT) exibiu vídeo produzido por um oficial na Corregedoria da Polícia Civil do distrito de Parelheiros, em que, durante a prisão em flagrante de uma escrivã de polícia, os delegados determinaram que a mulher tirasse a roupa para checar se havia dinheiro de propina escondido. "A corregedoria é corrupta por dois motivos: por fazer e por deixar vazar esse vídeo. Se eles agem assim com uma policial, que dirá com um cidadão? Não é possível que as mulheres continuem sendo tratadas dessa forma. Isso não é jeito de fazer investigação, tortura é crime", protestou. Ele lamentou a morte do empresário Ali Said Mourad, irmão do deputado Said Mourad (PSC). (DK)



Discriminação no DPME



"Esse episódio é apenas uma partícula do que vem acontecendo em delegacias e cadeias em todo o território nacional", disse Carlos Giannazi (PSOL) referindo-se ao fato ocorrido na Corregedoria da Polícia Civil de Parelheiros. O deputado lembrou das denúncias contra o Departamento de Perícias Médicas do Estado (DPME) e acrescentou mais uma: "docentes foram aprovados no concurso público, mas estão sendo impedidos de assumir seus cargos porque o DPME tem reprovado professores que já tiveram depressão. Os servidores estão sendo humilhados em todas as instâncias burocráticas. Que o Ministério Público tome providências". (DK)



Reformas na Santa Casa



José Bittencourt (PDT) elogiou os trabalhos desenvolvidos pela prefeita Rita Zanata e pelo vereador Kleber Campos, ambos do município de Santa Cruz das Palmeiras, que visitavam a Casa nesta quinta-feira, 24/2. Bittencourt lembrou que o município precisa de investimentos no setor de transporte, da saúde e na manutenção da Santa Casa, unidade hospitalar filantrópica. "A Santa Casa precisa de reformas urgentes e isso contribuiria até para com a recuperação do paciente", afirmou. O parlamentar explicou a importância de instalar uma CPI que investigará o desaparecimento de pessoas no Estado e pediu apoio aos colegas da Casa. (DK)



Violência



Olimpio Gomes (PDT) externou seus pêsames ao deputado Said Mourad (PSC), pela morte de seu irmão Ali Mourad, ocorrido ontem, durante tentativa de assalto na saida de um banco. Olímpio lamentou profundamente que todos os dias a segurança volta a falhar nos bancos que, apesar dos lucros astronomicos, não investem na segurança dos clientes. (MZ)



Pesquisa importante



Donisete Braga (PT) comentou notícia publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, de 24/2, que trouxe o resultado, depois de 20 anos da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente, do perfil de crianças e adolescentes que trabalham ou dormem nas ruas do país. " Esta pesquisa é importante por retratar a realidade e mostrar que a situação dessas crianças melhorou nas duas últimas décadas, o que demonstra que as políticas públicas afirmativas da União são produtivas". (MZ)



Organização judiciária



Diniz Lopes do (PR) solicitou ao Parlamento que intervenha junto ao Tribunal de Justiça do Estado, para transformar em comarca o municipio de Ferraz de Vasconcelos. Explicou que Ferraz, apesar de ser maior do que o municipio de Poá, ainda é seu distrito, mercendo, no seu entender, maior atenção na organização judiciária. (MZ)



Vigias de rua



Fernando Capez (PSDB) parabenizou a Polícia Civil paulista pela prisão dos criminosos que invadiram a casa do secretário estadual de Transporte e Logística, Saulo de Castro Abreu Filho, e enalteceu o delegado-geral, Marcos Carneiro Lima, por determinar que vigias de rua tenham treinamentos específicos para o exercício da profissão. "Encaminhamos ao governador o PL 729/2007, que trata do credenciamento dos vigias de rua de forma que esses profissionais autônomos e seu sindicato sejam reconhecidos. Que o projeto seja discutido e votado para que o trabalho da categoria tenha maior credibilidade", finalizou. (DK)

alesp