Escola Benevenuto Madureira não será municipalizada


06/12/2001 14:22

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O anúncio de que a E. E. Benevenuto Madureira não será mais municipalizada foi feito na tarde de quarta-feira, 5/12, na reunião da Comissão Permanente de Educação da Assembléia Legislativa, da qual fazem parte as deputadas Mariângela Duarte e Maria Lúcia Prandi, ambas do PT.

Em pauta extraordinária, os representantes da escola - pais, alunos e professores - foram ouvidos pelos parlamentares da comissão, reiterando a importância da manutenção do ensino médio na E. E. Benevenuto Madureira.

O repúdio da comunidade à municipalização da escola se faz por inúmeros motivos: medo da violência; perda de identidade dos alunos com a unidade de ensino de seu bairro; os longos percursos até as escolas alternativas e a possibilidade de desemprego para funcionários e professores.

O deputado Ary Fossen (PSDB), e representantes do governo na comissão, receberam a informação de que a Secretaria de Educação havia recuado e voltado atrás na decisão de municipalizar a escola.

Apesar da boa notícia, pais e alunos mantiveram-se cautelosos; estão preocupados com o futuro do ensino médio na escola. A deputada Mariângela concorda com a relutância da comunidade. Segundo a parlamentar "não existem garantias de que num futuro próximo a Secretaria da Educação mude de idéia e tente novamente a municipalização".

A parlamentar ainda ressaltou que o atual governo vem realizando um sucateamento do ensino médio, e que este abrupto processo de municipalização é uma forma de o Estado ter cada vez menos responsabilidades com a Educação. "Este governo está mais preocupado com as estatísticas do que com o ensino. Os números frios valem mais do que a qualidade de vida do aluno, do que o bem-estar das famílias", concluiu a deputada, referindo-se aos enormes percalços que os alunos teriam que superar para estudarem em outras escolas muito distantes de seus bairros.

Para a comunidade da escola, a luta pela não-municipalização do Benevenuto está apenas começando. Ainda esta semana haverá uma reunião com a secretária municipal de Educação para tratar do assunto.

"Somente com o apoio do prefeito é que a comunidade terá garantias de que a municipalização não se concretize. A decisão final está nas mãos dele. A comunidade deve pressionar com determinação nesse ponto e deixar claro que não vai perdoar uma decisão desastrada da prefeitura", reforçou Mariângela.

Tentando sensibilizar o prefeito sobre a importância do ensino médio na escola, a deputada, na última sexta-feira, 28/11, já solicitou diretamente a Beto Mansur uma audiência com a presença de pais, alunos e professores, obtendo resposta positiva, só aguardando o agendamento.

alesp