Portaria autoriza que a adição de álcool anidro à gasolina passe dos atuais 22% para 24%, a partir de janeiro de 2002


11/12/2001 15:33

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O coordenador da Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Arnaldo Jardim (PPS), apoiou a portaria anunciada pelo governo que autoriza, a partir de 10 de janeiro de 2002, a adição de mais álcool anidro à gasolina, que passará dos atuais 22% para 24%.

Para Jardim, a medida é saudável, pois não deverá prejudicar os carros produzidos no Brasil - que suportam até 26% de álcool - e segue uma tendência mundial de utilização, crescente, de combustíveis de fontes de energia limpa. "Temos vários exemplos mundiais desta tendência, como os Estados Unidos, que já produzem e consomem mais de 6,5 bilhões de litros de álcool e devem ampliar seu mercado, até 2010, para 17 bilhões de litros", afirmou Jardim. O deputado lembrou também que a China, terceiro maior produtor mundial, com 2,5 bilhões de litros, todos voltados para a indústria de bebida, deve investir até 2008 - ano em que será sede das Olimpíadas - cerca de US$ 12 bilhões em medidas para reduzir a poluição. "Já o Japão estuda a implementação no curto prazo de mistura de álcool à gasolina para substituir um derivado do petróleo, o MTBE, considerado prejudicial ao meio ambiente", diz o parlamentar.

Arnaldo Jardim também considera que esta portaria será um passo importante para o fortalecimento da economia brasileira. "Temos que privilegiar a produção de álcool, pois é um combustível nacional, economicamente viável e não-poluente" declarou ele. "Também não podemos esquecer que temos uma possibilidade crescente do Brasil exportar álcool combustível para a União Européia e para algumas cidades da China".

alesp