Cris Bussab faz da escultura um organismo potenciado pela participação humana

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
03/04/2007 15:42

Compartilhar:


O figurativismo permanece a matriz insubstituível da linguagem plástica de Cris Bussab. Os resultados de sua pesquisa são pontualmente conseqüencia da coerência de sua maneira de agir. Evitando as sugestões exteriores dos modismos, as tentações em direção a aventuras que não lhe são congênitas, a artista se empenha em fazer da escultura um organismo potenciado pela participação humana.

Encontramo-nos frente a uma escultora que, mesmo aceitando os limites formais da natureza humana como ponto de partida, traduz os dados captados externamente e os concretiza em formas vitais ligadas à sua elaboração pessoal da forma. Afastando-se do ideal de beleza dos clássicos, a artista o substitui pelo da vitalidade.

O volume ocupa uma posição de preeminência. A exemplo dos artistas respeitosos da tradição, Cris Bussab molda suas figuras até definir o fato plástico, num sistema de volumes diversamente articulados nas suas relações espaciais e vinculados pela continuidade da superfície, diferenciada por uma rusticidade pronta a acolher o fluir da luz.

Na escultura Nu, obra em bronze doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a plasticidade da forma realiza sua continuidade no espaço, evidenciando um duplo papel vital, seja nos plenos, seja nos vazios.

A artista

Cris Bussab, pseudônimo artístico de Maria Cristina Maluf Bussab, nasceu em São Paulo em 1950. Formou-se em psicologia e pedagogia e freqüentou cursos na Escola Panamericana de Arte e com a artista Odete Eid. Tem se dedicado tanto à pintura a óleo e acrílico quanto à escultura em bronze e alumínio.

Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas, destacando-se entre elas: Olaria Oficina de Arte, Centro Cultural Pal, Vinhedo, SP (1992); Espaço Cultural do Clube Atlético Monte Líbano, São Paulo, SP (2003/2005); Interclubes, Associação Comercial do Estado de São Paulo, e Evolution, Espaço Cultural do Hospital Sírio Libanês, São Paulo, SP (2005); Academia Latino-Americana de Arte, Memorial da América Latina, São Paulo, SP (2005/2006); Homenagem aos 125 Anos da Imigração Libanesa no Brasil, Espaço Cultural Caixa Econômica Federal e Clube Atlético Monte Líbano, São Paulo, SP (2005/2006); Primeira Mostra Nacional de Artes Plásticas, Forte de Copacabana, Rio de Janeiro, RJ; e Espaço Cultural V Centenário, Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, SP (2007).

Possui obras em diversas coleções particulares no exterior e no Brasil, bem como no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp