Lançada candidatura à presidência estadual do PT/SP


20/05/2005 13:30

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Carlinhos Almeida

Nesta quinta-feira, 19/05, foi anunciada a candidatura do deputado Carlinhos Almeida à presidência estadual do PT. Carlinhos foi lançado por um grupo de sete deputados estaduais pertencentes ao chamado Campo Majoritário: Cândido Vacarezza, Ítalo Cardoso, Antonio Mentor, Donizete Braga, Adriano Diogo, Maria Lúcia Prandi e Beth Sahão.

Segundo Carlinhos, a prioridade é trabalhar pelo entendimento dentro do Campo Majoritário. Paulo Frateschi, atual presidente e membro do mesmo grupo partidário, também lançou sua candidatura à reeleição.

Carlinhos apontou as dificuldades enfrentadas pelo PT nas últimas eleições paulistas e a necessidade de fortalecer o trabalho da oposição no Estado, não só institucionalmente, através da ação dos deputados, mas também no que ele classificou como oposição social, ou seja, favorecendo a mobilização da comunidade em defesa de seus direitos.

Durante a entrevista coletiva, na Assembléia Legislativa, foi distribuído o manifesto em apoio à candidatura (leia abaixo), que a partir de agora será aberto para receber adesões.

O deputado Carlinhos Almeida ressaltou a tradição democrática do PT, que se fortalece com o debate fraterno entre diferentes propostas, rejeitando a idéia de que a diversidade de candidaturas poderia apontar uma fragilidade do partido.

Questionado sobre a relação entre a sua candidatura e a escolha de um dos nomes apontados para disputar o governo paulista pelo PT, Carlinhos e os demais deputados deixaram claro que não existe nenhuma interferência entre os dois assuntos: eleições diretas no PT e prévias para o candidato ao governo do Estado. O deputado Ítalo Cardoso, que também é presidente do diretório municipal do PT na capital, lembrou que dentre os que defendem a candidatura de Carlinhos há apoiadores dos três nomes que disputam a indicação para o governo: Marta Suplicy, Aloizio Mercadante e João Paulo Cunha.

MANIFESTO " CARLINHOS PRESIDENTE

Integrantes que somos do "Campo Majoritário" do Partido dos Trabalhadores, estamos lançando ao debate o nome do deputado Carlinhos Almeida para presidente do Diretório Regional de São Paulo no Processo de Eleições Diretas marcado para setembro. Liderança histórica do nosso partido no Vale do Paraíba, ex-presidente da Câmara de Vereadores de São José dos Campos onde foi candidato a prefeito em 2004, Carlinhos cumpre o segundo mandato de deputado estadual, tendo liderado nossa Bancada em 2001 e 2002.

A apresentação de seu nome, como alternativa que valoriza a disputa fraterna no PT, tem o propósito de levar " principalmente à militância de base, da Capital, Grande São Paulo e do Interior " a discussão de um conjunto de idéias cuja síntese esboçamos a seguir.

Temos um grande desafio: defender, difundir e ajudar a consolidar as realizações do Governo Federal em São Paulo, de sorte a ampliar uma base social que sustente novos avanços e assegure a reeleição do presidente Lula em 2006, de preferência já no primeiro turno.

Apoiar o governo Lula exige do PT, e particularmente de nossas direções, o exercício de permanente capacidade crítica, no sentido de oferecer propostas e soluções. Requer, também, uma dinâmica permanente, de diálogo e relação ativa com os movimentos sociais " dos quais uma boa parte, talvez por ausência nossa, vem se distanciando do PT no Estado.

Decisivo do ponto de vista estratégico e eleitoral para o sucesso de nosso projeto político, o Estado de São Paulo deve merecer uma atenção especial de nossas principais lideranças e autoridades, sobretudo pelo quadro desfavorável aqui reinante após os resultados eleitorais do ano passado.

Passo importante para alterar positivamente este cenário é o revigoramento do Diretório Regional. Queremos, com nosso movimento, colaborar para resgatar seu caráter de instância partidária, com funcionamento regular e democrático. Embora a direção atual tenha sido, em parte, adequada para um determinado período, é forçoso reconhecer o esgotamento de um modelo de gestão hoje ultrapassado diante do vulto e da complexidade das tarefas da conjuntura. Não se trata, pois, de superar conservando, mas, sim, de superar renovando.

Essa renovação exige um novo patamar de organização partidária. Precisamos ampliar a presença do PT no Estado, apoiar os diretórios e, sobretudo valorizar as macro-regiões, garantindo-lhes as condições para responder às exigências da ação política no Estado e estabelecendo com elas uma nova relação e superando graves problemas ocorridos durante o processo eleitoral.

A renovação é vital para conduzir o embate político-eleitoral com os tucanos que precisa culminar com a conquista do governo do Estado pelo PT e nossos aliados. Para tanto, temos de promover uma oposição política conseqüente, nos espaços institucionais e na sociedade, aos governos Alckmin e Serra , seja impondo-lhes derrotas " como foram as das eleições das Mesas da Câmara Municipal de São Paulo e da Assembléia Legislativa ", seja contrastando com experiências emblemáticas do modo petista de governar expresso no governo Lula e nas gestões municipais da companheira Marta Suplicy em São Paulo, Fernando Pimentel em Belo Horizonte, João Paulo em Recife e tantos outros.

Tarefa prioritária da nova direção é preparar o partido para esta disputa, construindo nosso programa de governo, nossa política de alianças, bem como o apoio social e político a nossa candidatura. A escolha de nossa candidatura, por sinal, precisa ser orientada de forma serena, equilibrada e democrática. A decisão deve ser tomada no momento adequado, tendo por objetivo chegar a um consenso em torno do nome que mais ajude a reeleição de Lula e com mais condições de bater a candidatura dos tucanos. Na eventualidade de prévia, ela deve ser conduzida com isenção, eqüidistância, democracia e companheirismo.

Achamos que a chapa do Campo Majoritário, encabeçada por Carlinhos Almeida, tem todos os predicados para, com os demais filiados do PT " a quem também estendemos a participação neste projeto " tornar realidade nossas aspirações.

O manifesto é datado de 19 de maio último e tem a assinatura dos deputados Cândido Vacarezza, Ítalo Cardoso, Antonio Mentor, Donizete Braga, Adriano Diogo, Maria Lúcia Prandi e Beth Sahão.



imprensa@carlinhos.org

alesp