Transporte gratuito para estudantes


06/05/2008 18:39

Compartilhar:


Já aprovado pelas comissões de Constituição e Justiça, de Transportes e Comunicações e de Finanças e Orçamento da Assembléia, o projeto Passe Livre, de autoria do deputado Gilson de Souza (DEM), está pronto para ser votado brevemente. Polêmico e bastante aguardado por estudantes de todo o Estado, o projeto institui a isenção do pagamento de tarifas nos serviços de transporte municipais para alunos do ensino fundamental, médio e superior.

O parlamentar tem acompanhado o movimento nacional para implantação do Passe Livre em todo o país. Dezenas de encontros foram realizados, onde a troca de experiências vem comprovando que se trata de uma iniciativa possível e vitoriosa. Há notícias de que o Passe Livre já foi implantado nas cidades de Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ) e Campo Grande (MS), dentre outras. Também tramitam projetos nesse sentido em dezenas de municípios, tais como Corumbá (MS) e Belo Horizonte (MG).

Uma das justificativas do projeto é o fato de que vários países adotaram o Passe Livre, como o Japão, que foi arrasado pela 2ª Guerra Mundial e resgatou posição de destaque no cenário econômico global. Isso somente se deu, comentam analistas, devido ao elevado nível da educação aplicada à sua população.

Recentemente, Gilson de Souza participou de encontro com cerca de três mil estudantes em Franca, onde teve oportunidade de constatar a verdadeira necessidade da implantação do Passe Livre em todo Estado. "O zelo e a competência com que o governo do Estado vem tratando a área da educação nos leva a crer que esta lei tem todos os motivos para ser implantada", ressaltou o deputado.



deputadogilson@al.sp.gov.br

alesp