Opinião - O trem expresso que não chega


06/11/2008 17:33

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Quando o governo Serra anunciou em meados do ano passado que construiria a linha do Trem Expresso ABC, ligando a estação da Luz a Mauá, e que modernizaria a linha 10 " Turquesa (antiga linha D), que liga a estação da Luz a Rio Grande da Serra, fiquei esperançoso de que finalmente seria superado um dos principais gargalos no transporte coletivo do Grande ABC. Afinal, desde 2001 estas duas demandas são prioridades de meu mandato.

Ao debruçar-me sobre a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e a Lei do Orçamento Anual (LOA) para 2009, minha esperança começou a desmilingüir. Na LDO do próximo ano " que fixa as metas do Estado " ele previa realizar 28% das obras. Já no Orçamento, Serra reservou R$ 38,2 milhões, o que corresponde a 12% das obras " menos da metade do previsto nas Diretrizes.

Reconheço que na linha 10 " Turquesa - houve diminuição no tempo de intervalo da passagem de trens. Entretanto, há registro de panes nas composições, o que provoca atrasos nas viagens. A verba prevista para 2008 dará apenas para intervenções pontuais, como troca de dormentes, e para melhorar a manutenção dos trens.

Para que se atinja a meta dos 28% previstos, apresentei emenda ao Orçamento do Estado no valor de R$ 50 milhões. Se, de fato, a obra é uma prioridade, como cantou o governo em 2007, apelo à bancada da situação que aprove a proposta, pois, se esta não for acatada, chegaremos em 2010, final do mandato de José Serra, com menos de 25% das obras previstas realizadas.

Outro indicativo de que a construção da linha do Trem Expresso e a modernização da linha 10 não fazem mais parte das prioridades oficiais é encontrado no orçamento da CPTM de 2009. Para o próximo ano estão previstos R$ 1.48 bilhões contra R$ 1.81 bilhões de 2008, ou seja, 18,57% menor.

É verdade que para 2009 haverá aumento de 12,45% no orçamento da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, que saltará de R$ 4,9 bilhões para quase R$ 5,8 bilhões. Esse aumento, no entanto, tem destino pré-determinado: servirá para investir nas linhas 4 (Vila Sônia " Estação da Luz) e 5 (Capão Redondo " Largo 13) do metrô.

São números oficiais, pré-estabelecidos, ainda que não reflitam as promessas de outrora. Ou os aceitamos ou os modificamos. Sou pela segunda opção, com vistas a melhorar o transporte coletivo no Grande ABC.



*Donisete Braga é deputado estadual pelo PT e 1º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

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