Frente Parlamentar fala sobre a importância da GCM para segurança da sociedade


04/11/2008 20:11

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/Guarda Civil MESA 2 (30) ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/Guarda Civil PUBL(7)ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sob a coordenação do deputado Olimpio Gomes (PV), foi realizada nesta terça-feira, 4/11, reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública para discutir assuntos de interesse da Guarda Civil Metropolitana.

Um dos objetivos do evento, que contou com as presenças de guardas municipais de várias localidades do Estado, autoridades da área de segurança pública e representantes de parlamentares, foi reivindicar a criação de legislação específica para a guarda municipal e buscar apoio para a aprovação de projetos que facilitem a prestação dos serviços da GCM em todo o Estado - como o Projeto de Lei 321/2006, de Antonio Mentor (PT), que isenta do pagamento de tarifa de pedágios as viaturas das guardas municipais.

Os palestrantes ressaltaram que, devido à legislação, o trabalho da GCM faz uma ponte entre as atividades das polícias civil e militar. Mas, disse o deputado Olimpio Gomes, quando se trata de segurança a população é daltônica. "A população não enxerga a cor do uniforme. O cidadão quer, espera e merece a sensação de segurança. E a segurança da sociedade está ligada à guarda municipal."

Na opinião do major Olimpio, a ausência de legislação para a Guarda Civil Metropolitana, instituição composta por 90 mil servidores em todo o país, 40 mil só no Estado de São Paulo, ocorre porque as autoridades a consideram oportuna. "Quem perde com isso é a população, e quem padece, e até morre por isso, são os profissionais da segurança. Vocês não fazem parte do problema, mas da solução dele", ratificou.

Compuseram a mesa de debates, além de Olimpio Gomes, os deputados Vanessa Damo (PV) e Marcos Martins (PT), Gilson Menezes, presidente do Conselho Nacional das Guardas Civis Municipais e comandante da GCM de Osasco; José Maria Coutinho Florenzano, secretário do Conselho da Polícia Civil; Antonio Augusto Neves, diretor-adjunto do Departamento de Segurança da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis); Leandro Godines Amaral, presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-SP; e Carlos Augusto Souza Silva, vice-presidente do Sindicato dos Guardas Civis Metropolitanos da Cidade de São Paulo (SindGuardas-SP).

alesp