Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Gislene Betti


07/11/2008 10:49

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/GisleneBettiMarques20anjodapaz.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/GisleneBettiMarques.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As pinturas de Gislene Betti Marques revelam seu processo criador: a busca de atitudes e de gestos determinantes, a regularização do espaço e de suas tensões internas. São figuras inundadas de cascatas de luz que põem em relevo o calor humano, a alienação, a carga existencial.

A firme posição que a artista assume em direção ao tema central não é somente de representação, mas de estudo, de resolução não meramente estética, mas sinceramente espiritual. Enfim, uma visão que traz em si a força do que é real e o mistério do seu simbolismo.

Betti Marques desenha como um pintor, afastando-se do contorno, do meio e dos módulos internos, utilizando-se dos claros-escuros e seus valores tonais, da respiração da forma dentro de um espaço aberto.

A base de suas telas, ligeiramente pintadas de verde água ou marfim, onde a cor aquarelada se acorda à natureza do grafismo, é de uma limpidez franciscana sobre flexões que lembram Cezanne.

Através de sua obra chegamos à conclusão que Betti Marques pinta como desenha, servindo-se dessa linguagem universal e primordial, que Leonardo da Vinci "considerava como uma ciência quando perscruta o corpo, como uma divindade quando exprime a alma".

O perfil de seus anjos, de suas maternidades e de seus seres, a artista consegue colocar o pensamento, isto é, a construir o tom de uma percepção que não é somente sensorial, mas imaginativa, possivelmente inconsciente. Seus rostos clareados pela luz, reevocam momentos ilusórios de vida e ao mesmo tempo assumem a expressão da impenetrabilidade da alma humana.

Na obra Anjo da Paz, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, foi elaborada com traço sublime, dentro de um espaço cósmico e de uma magia quase sacra. A artista se submete à verdade do que é real e a transpõe poeticamente no seu universo de sonho e de nostalgia.



A artista

Gislene Betti Marques nasceu em São Paulo no ano de 1960. Formou-se em desenho e artes plásticas pela Escola Panamericana de Artes. Teve cursos de pintura com o Professor Edgardo Arenas, o Professor Maazo e a Professora Katia Matias e leciona Artes Plásticas em seu próprio atelier, denominado Oficina das Artes.

Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas, destacando-se: Salão de Artes de Franca; Salão de Belas Artes Limeira; Salão de Belas Artes Rio de Janeiro; Associação Cristã de Moços, São Paulo; Galeria Renot, São Paulo; Oficina de Artes, São Paulo; Galeria de Arte Nova Iorque, Estados Unidos; Galeria Opa Mali Villas Boas, São Paulo.

Possui obras em coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp