Audiência estabelece trégua entre moradores de Jurupará e Estado


15/06/2009 10:50

Compartilhar:


Uma trégua entre os moradores do Parque Jurupará e os órgãos ambientais do governo do Estado foi o resultado da audiência realizada na tarde da última segunda-feira, 8/6 com o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Francisco Graziano. O pacto será mantido até que o Executivo encaminhe uma propositura à Assembleia Legislativa de São Paulo apresentando uma solução para as comunidades que já viviam no local antes do mesmo ser transformado em Parque Ecológico.

Desde a criação do Parque por meio dos decretos 35.703 e 35.704, ambos de 1992, os moradores que já viviam na região passaram a sofrer uma séria de proibições. Segundo os representantes dos moradores, muitas pessoas chegaram a abandonar suas casas devido às fortes pressões que vinham sofrendo por parte dos órgãos fiscalizadores ligados ao governo do Estado.

Para Pereira (PT), o resultado da reunião foi positivo. "Nós apresentamos ao secretário o teor do projeto de lei n° 482/2008, que reclassifica as áreas habitadas para que seus moradores possam continuar sobrevivendo em harmonia com a natureza", disse ele, completando: "com o Executivo assumindo a responsabilidade de encaminhar uma propositura no mesmo sentido, as coisas podem ficar ainda mais fáceis já que a base aliada do governo forma maioria na Assembleia Legislativa".

Para a representante dos moradores, Kênia Dantas Galdino da Silva, o compromisso dá nova esperança à comunidade. "Hoje, o compromisso não foi assumido apenas com os moradores, mas sob o testemunho de diversas forças políticas que se sensibilizaram com as dificuldades que temos enfrentado", afirmou.

A previsão de Graziano é de que o projeto comece a ser elaborado após o encerramento da construção do Plano de Manejo e seja enviado à Assembleia Legislativa em março de 2010.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp