Mariângela Duarte quer informações sobre transplantes no site da Secretaria da Saúde


19/06/2001 15:25

Compartilhar:


A deputada estadual Mariângela Duarte (PT) solicitou ao secretário da Saúde, José da Silva Guedes, que a Central de Transplantes divulgue mais informações sobre transplantes no endereço eletrônico da Secretaria da Saúde (www.saude.sp.gov.br).

Na opinião da parlamentar, o número de candidatos a transplante no Brasil ainda é baixo, mas tende a crescer nos próximos anos, principalmente com a grande massa de portadores de Hepatite C não identificados, sem contar outras doenças hepáticas.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, há mais de 300 milhões de pessoas infectadas pelo vírus da hepatite. No Brasil, 2% da população está contaminada pela Hepatite C, e no mundo, são 170 milhões de infetados. Em comparação ao número de pessoas infectadas pelo vírus da Aids, a Hepatite C contaminou sete vezes mais que o HIV.

A deputada Mariângela é autora dos Projetos de Lei 906/99, que institui a Semana de Prevenção e Combate às Hepatites; e o 696/2000, que define as diretrizes para uma política de prevenção e atenção integral à saúde da pessoa portadora de hepatite no âmbito do Sistema Único de Saúde.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Mariângela Duarte - 3886-6548/6553)

alesp