Deputados indicam Milton Flávio candidato à presidência da União Parlamentar do Mercosul

(com foto)
08/06/2001 18:33

Compartilhar:


O deputado Milton Flávio (PSDB) foi escolhido o candidato do bloco brasileiro à presidência da União Parlamentar do Mercosul. Atualmente o deputado exerce a vice-presidência da entidade, além de presidir a Comissão de Assuntos Internacionais da Assembléia Legislativa de São Paulo. A próxima reunião da UPM será dias 23 e 24 de agosto, em Valparaíso, Chile.

A indicação de Milton Flávio foi feita por deputados de Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Amazonas, que se reuniram na manhã desta sexta-feira, 8/6, na Assembléia paulista, exatamente para formalizar a criação de um bloco que integre os vários legislativos brasileiros que estão representados na UPM.

Foi eleito presidente do bloco o deputado Jair Foscarini, do Rio Grande do Sul. "Temos que fomentar a criação de Comissões do Mercosul nas Assembléias, para que todos os Estados tratem adequadamente desse tema, e aumentar o número de filiados brasileiros à União de Parlamentares do Mercosul", propôs Foscarini. A primeira reunião do bloco foi marcada para 10 de agosto, em Curitiba, quando, segundo Foscarini, deve sair um discurso mais unificado para a reunião de Valparaíso.

Segundo Milton Flávio, com a criação do bloco brasileiro será possível coordenar as ações temáticas do país na entidade do Cone Sul. O candidato brasileiro à presidência da UPM confia na integração entre os países, apesar de dificuldades econômicas na região. "Outras identidades precisam ser valorizadas, como a cultural. Temos a expectativa de subordinar os interesses econômicos, que muitas vezes têm predominado aos interesses sociais", afirmou.

Presente à abertura da reunião, o presidente da Assembléia, Walter Feldman, elogiou o trabalho da Comissão de Assuntos Internacionais do Legislativo paulista e destacou a importância da integração dos países do Mercosul, "em sintonia com os desejos da população que representamos". O secretário geral da UPM, deputado Irani Barbosa (MG), também participou do encontro.

A chapa eleita para dirigir o bloco brasileiro inclui ainda, entre outros, a deputada mineira Elbe Brandão (primeira vice-presidente); Miquéias Fernandes, do Amazonas (segundo vice-presidente) e Ivan Vanzolin, de Santa Catarina (primeiro secretário). O deputado paulista Arnaldo Jardim foi escolhido tesoureiro geral.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Milton Flávio - 3886-6743/6757)

alesp