Deputada da Baixada Santista e Grupo Esperança promovem atividade

Renda será revertida para as atividades da organização de apoio aos portadores de Hepatite C de Santos e Região
23/08/2001 18:46

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) e o Grupo Esperança promovem nesta sexta-feira, 24/8, um "Festival de Sopas", cuja renda será revertida para as atividades do grupo, a partir das 20 horas, no Restaurante Panorâmico do Hotel Avenida Palace (Avenida Presidente Wilson, 10, Gonzaga). Única organização de apoio aos portadores de Hepatite C de Santos e Região, o Grupo Esperança apresenta demandas crescentes, tendo em vista que de 10 a 12 novos diagnósticos de Hepatite C vêm sendo feitos semanalmente, no Hospital Guilherme Álvaro.

"É uma bola de neve. Surpreende o número de novos casos", enfatiza Prandi, que vem atuando em conjunto com o Grupo Esperança em várias frentes de luta, entre elas a garantia de tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a criação de um Centro de Referência em Hepatites Virais no Hospital Guilherme Álvaro.

"Neste momento, estamos mobilizados para conseguir a distribuição gratuita do Interferon Peguilado, que é a mais nova e eficiente arma no combate à Hepatite C, quando usado em associação com o antiviral Ribavirina", explica a deputada Prandi. O remédio foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e teve seu lançamento nacional, pelo laboratório Schering Plough, na terça-feira, 21/08.

O coordenador do Grupo Esperança, Jeová Pessin Fragoso, participou do lançamento da nova droga, no Rio de Janeiro, e voltou otimista com as informações que obteve sobre a droga. Além da eficácia da nova substância ser duas vezes maior, o princípio ativo reduz de 59% para 28% o percentual de complicações, conforme estudo envolvendo 1.530 pacientes de 62 instituições dos Estados Unidos, Canadá e Europa.

alesp