Unesp vai criar campus na Região de Sorocaba


19/12/2001 17:56

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A Assembléia Legislativa do Estado aprovou em sessão extraordinária, dia 18/12, recursos para a implantação de um campus da Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp na Região de Sorocaba. A verba, no valor de R$ 18.195.500 foi proposta numa subemenda ao Orçamento do Estado para 2002, para a abertura de novos cursos e ampliação do número de vagas na instituição. Desse total, R$ 8 milhões estão reservados para a montagem do novo campus na região, provavelmente na Fazenda Ipanema, município de Iperó.

A subemenda que garantiu os recursos resultou da fusão de cinco emendas ao Orçamento de 2002, quatro que remanejam verbas para novos campus e uma que suplementa recursos às universidades do Estado. A emenda que previu a destinação para a instalação do novo campus é de autoria do 1º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, deputado Hamilton Pereira (PT), subscrita por Caldini Crespo (PFL) e uma dezena de deputados de vários partidos.

"O ano de 2001 termina positivo para a região de Sorocaba. Podemos comemorar a realização de um sonho histórico, que é a implantação de um campus de universidade pública para atender nossos jovens. É uma vitória especial porque, em torno dela, aglutinaram-se vários agentes sociais e políticos de diferentes partidos e esferas de atuação", comemorou Hamilton Pereira.

O deputado Caldini Crespo também manifestou satisfação com a aprovação de recursos orçamentários para a instalação da universidade pública na região. "Sabemos o quanto é importante para as famílias daquela área a opção de ensino público gratuito mais próximo de suas residências. Todas as demais faculdades, com exceção das Fatec''s, são privadas e as públicas localizam-se em municípios distantes, o que acarreta gastos aos estudantes."

Segundo José Carlos Carrijo, secretário da reitoria, a Unesp poderá realizar exame vestibular em abril ou maio de 2002. "Entre os cursos a serem oferecidos estão os de geologia, biologia, mecatrônica e engenharia ambiental."

Para a manutenção do futuro campus, a Unesp espera contar com o auxílio das prefeituras da região. No dia último dia 30/8, prefeitos assinaram documento, em Sorocaba, comprometendo-se a criar consórcio intermunicipal para o funcionamento da universidade.

alesp