Organização de mulheres negras lança projeto na Assembléia Legislativa


27/04/2006 17:36

Compartilhar:


A Fala Preta! Organização de Mulheres Negras, organização não-governamental, lança na Assembléia Legislativa, nesta sexta-feira, 28/4, às 19h, no auditório Franco Montoro, o projeto Potencializar a Intervenção de Mulheres Negras em Direitos Humanos, Econômicos, Sociais e Culturais (PIMNDHESC), com o objetivo de oferecer à mulher negra a oportunidade de conhecer e desenvolver capacidades de intervenção para a garantia e a promoção dos direitos humanos. O projeto também visa incentivar a participação da mulher negra em espaços de decisão e de produção de conhecimento, como conferências, audiências públicas, seminários e congressos.

Estão previstas as presenças, entre outras, do deputado federal Vicentinho (PT-SP), e do deputado estadual Simão Pedro (PT), da Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial da Assembléia Legislativa, além da cantora Lecy Brandão, da presidente de honra da Fala Preta!, Edna Roland, e de Ubiratan de Castro, da Fundação Cultural Palmares. Haverá ainda homenagem a nove mulheres que se destacaram pela causa das mulheres negras, seguida de um coquetel (veja programação).

A Fala Preta! Organização de Mulheres Negras foi fundada em abril de 1997 e tem como objetivo promover o desenvolvimento humano sustentável da população negra por meio da defesa dos direitos humanos e da cidadania, buscando a eliminação de todas as formas de discriminação e violência, especialmente a racial e de gênero. Segundo seus coordenadores, em 2006 a Fala Preta! dedicará parte de seus esforços para a formação e capacitação de mulheres jovens e adultas, com a finalidade de que elas possam por meio da participação popular e do monitoramento garantir a implementação de políticas e planos que promovam a população negra.

Programação:

Mesa de Abertura:

Vicentinho " deputado federal

Simão Pedro " deputado estadual de São Paulo

Ubiratan de Castro " presidente da Fundação Cultural Palmares

Elisa Lucas " presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo

Edna Roland " presidente de honra da Fala Preta! e membro do Grupo de Experts das Nações Unidas para a Implementação do Plano de Durban

Lecy Brandão " cantora e membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Maria Amélia Hidalgo Zamora " cônsul-geral da Costa Rica

Maria Amélia Telles " presidente da União de Mulheres de São Paulo

Anita Schuartz " presidente do Conselho Deliberativo da Federação Israelita do Esatdo de São Paulo e vice-presidente da Unibes para Relações Institucionais

Homenagem a nove mulheres pelo compromisso com a população negra:

Ana Lucia Ferreira " coordenadora nacional da APNS " Pró-Reitora da Universidade Federal de Tocantins

Eunice Prudente " secretária de Justiça do Estado de São Paulo

Lecy Brandão " cantora

Maria Generosa Silva " fundadora do Samba da Lage

Nilcéia Alves Gomes da Silva " presidente da Associação Pró-Falcêmicos

Mãe Silvia de Oxalá " presidente do Axé Ile Obá

Terezinha Bernardes " diretora do Departamento de Ciências Sociais da PUC/SP

Zilá Ferreira " Educafro " representante dos estudantes negros de São Paulo

Após as solenidades, haverá um coquetel alusivo aos nove anos da Fala Preta!

spedro@al.sp.gov.br

alesp