OPINIÃO: O crescimento do Partido Verde no Grande ABC

Giba Marson*
05/11/2004 16:50

Compartilhar:


Com as eleições do segundo turno, a região do ABCDMRR paulista tem uma

nova fotografia partidária. Em que pese no país, a disputa estivesse concentrada entre o PSDB e o PT em nossas sete cidades temos um novo quadro que merece análise.

Os prefeitos que estarão sentados no Consórcio Intermunicipal, ressalvada a decisão da cidade de Mauá, serão:

2 do Partido dos Trabalhadores (PT)

2 do Partido Verde (PV)

1 do Partido Socialista Brasileiro (PSB)

1 do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)

1 do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)

Portanto, o partido que mais cresceu na sua representatividade no Executivo foi o Partido Verde, que iniciou sua participação regional em 2000, com eleição de vereadores e, posteriormente, em 2002, com minha eleição à deputado estadual e que com os esforços de aguerridos candidatos à chapa de vereadores, ainda elegeu sete vereadores em 2004.

Por ocasião do primeiro turno das eleições municipais, respeitando as decisões das executivas municipais, o Partido Verde disputou eleições em São Caetano do Sul, onde não obtivemos resultado eleitoral, mas, por meio de uma campanha limpa deflagrou um posicionamento que refletiu em todas as cidades de segundo turno, além de Ribeirão Pires, onde fomos vitoriosos com Clóvis Volpi, e aguardamos a ratificação do nosso prefeito de Mauá, Leonel Damo. Em Santo André, o PV apoiou o prefeito Avamileno no primeiro turno, por decisão da executiva municipal, já no segundo turno, em razão de um racha , grande parte manteve o apoio, excetuando-se um vereador e meu apoio ao Brandão e Duílio.

Em São Bernardo, o Partido Verde teve importante papel, desde a coordenação do Programa de Governo do doutor Dib, como também na organização da campanha em uma das regiões eleitorais, contribuindo com percentual significativo na vitória esmagadora diante do PT. Em Diadema, o Partido Verde apoiou nos dois turnos o prefeito Filipe e no Rio Grande da Serra, foi aliado de primeira hora do prefeito Kiko.

O resultado dessa maratona de eleições foi que onde não fomos eleitos, auxiliamos o prefeito eleito daquela cidade, exceto São Caetano.

Essa participação nas campanhas vitoriosas dará ao Partido Verde, a participação nos governos, onde poderemos estar marcando nosso programa, nossas preocupações ambientais e com a sobrevivência do planeta, além de estarmos nos preparando para ultrapassarmos as cláusulas de barreiras que serão impostas nas eleições de 2006, e principalmente, estarmos preparando nossos quadros para melhorarmos ainda mais nossa participação nos executivos do Grande ABC.

*Giba Marson é deputado estadual pelo Partido Verde

alesp