Nivaldo Santana condena política de privatização do setor energético


18/02/2003 19:11

Compartilhar:


Da Assessoria

O deputado Nivaldo Santana (PCdoB) protocolou nesta segunda-feira, 17/02, na Comissão de Serviços e Obras Públicas da Assembléia Legislativa, requerimento convocando o secretário de Energia, Mauro Guilherme Jardim Arce, o presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica, José Mário Abdo, o comissário geral da Comissão de Serviços Púbicos de Energia, Zevi Kan, o presidente da Eletricidade de São Paulo S.A - Eletropaulo, Steven Clancy, e o presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, Antônio Carlos dos Reis, para prestarem esclarecimentos sobre o não-cumprimento do contrato de financiamento com o BNDES, por parte da AES, na compra da Eletropaulo. Também estarão em pauta as possíveis conseqüências nas prestações de serviços e a situação dos trabalhadores face à crise financeira da empresa.

Segundo o deputado, "a política de privatização do setor energético resultou em um grande fiasco: as tarifas aumentaram, os investimentos diminuíram e a luz elétrica escasseou no ano passado". Santana ainda frisou que, "embora acumule uma dívida superior a R$ 6,2 bilhões desde que foi privatizada, a AES Eletropaulo remeteu à matriz, entre 1998 e 2002, dividendos de US$ 318 milhões" .



Sabesp também vai se explicar

O deputado também protocolou, na Comissão de Serviços e Obras Públicas da Assembléia Legislativa, requerimento convocando o secretário de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo e presidente interino da Sabesp, Mauro Guilherme Jardim Arce, para prestar esclarecimentos sobre a atual situação econômico-financeira da empresa, em razão das constantes variações cambiais, da divulgação de cancelamento de 18 procedimentos licitatórios, da contenção de custos e despesas operacionais e da suspensão de novas contratações, promoções e transferências de pessoal. Foi também convidado o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Helifax Pinto de Souza.

alesp