Nova frente parlamentar quer averiguar casos de tireoidismo


26/05/2009 10:47

Compartilhar:


Uma nova frente parlamentar está sendo proposta pelo deputado Rodolfo Costa e Silva (PSDB), com o objetivo de averiguar os casos de tireoidismo crônico autoimune na divisa entre São Paulo, Santo André e Mauá, e sua possível relação com o polo petroquímico existente na região.

A idéia de criar a frente, explica o deputado, surgiu na CPI das Contaminações Ambientais, cujos trabalhos foram concluídos em 14 de abril deste ano e na qual o assunto foi abordado pela médica Maria Ângela Zaccarelli Marino, professora de endocrinologia da Faculdade de Medicina do ABC. Ouvida pela CPI, ela discorreu sobre os estudos que realiza há mais de 20 anos sobre o tireoidismo crônico autoimune entre adultos e crianças que vivem em áreas de provável contaminação por agentes nocivos à saúde. Segundo ela, em algumas das crianças e adolescentes analisados foi constatado déficit de crescimento e retardo no desenvolvimento psicomotor. "Daí a importância do diagnóstico correto e, ao mesmo tempo, de estabelecer uma relação com o agente causador da doença", disse.

"Vamos investigar se existe alguma relação dessa doença grave com as indústrias petroquímicas que funcionam naquela região", disse Rodolfo. "Vamos chamar as partes envolvidas, visitar o local e dar todo o apoio necessário para chegar a uma conclusão sobre a realidade dos fatos. O trabalho de investigação foi iniciado na CPI e agora nós esperamos concluir com essa Frente Parlamentar que está sendo criada."



rcsilva@al.sp.gov.br

alesp