Da Tribuna


03/10/2011 19:15

Compartilhar:


Banco imobiliário



"Esse livro é importante porque nos mostra como as políticas urbanísticas estão a serviço do capital imobiliário de alto padrão", destacou Carlos Giannazi (PSOL) ao parabenizar Felipe Francisco de Souza pelo lançamento da obra A Batalha pelo Centro de São Paulo, que mostra os bastidores do projeto urbanístico Nova Luz. Giannazi também afirmou que, com a progressão do projeto, haverá grande desapropriação da região. "O prefeito Kassab transformou a cidade de São Paulo numa grande imobiliária. Quem manda hoje são as grandes empreiteiras e as políticas urbanas são construídas para beneficiar seus interesses econômicos", criticou. (DK)



Mais transparência



Sobre iniciativa do governador do Estado de divulgar todas as emendas parlamentares de 2011, Olimpio Gomes (PDT) disse que protocolou requerimento solicitando publicação das emendas dos parlamentares durante todo seu mandato. "Se não, coloca sob interrogação todos os deputados", justificou. Gomes ainda informou que abriu representação no MPE sobre supostas fraudes no processo licitatório para definir a empresa responsável pelas inserções de deputados apresentadas pela TV Alesp. "Quando sigilos bancários e fiscais forem quebrados, talvez algumas coisas sejam esclarecidas. Vamos esperar apuração e justiça", encerrou. (DK)



Moradores em perigo



Jooji Hato (PMDB) mostrou-se preocupado com a questão do shopping Center Norte, onde foi constatada concentração de metano acima do nível aceitável. "Não aconteceu nada, mas se tivesse acontecido alguma explosão grave?", refletiu. O deputado ainda comentou informações da Cetesb sobre o risco de explosão do conjunto habitacional Cingapura, próximo ao shopping. Segundo Hato, os moradores reclamaram que não adianta interditar o shopping, pois o conjunto habitacional continua em perigo. "Além do risco de explosão, tem a questão ambiental. Temos a grande tarefa de lutar pela vida", ressaltou. (DK)



Contra a pedofilia



Sebastião Santos (PRB) comentou ato ecumênico realizado no último sábado, 1º/10, nas proximidades da cachoeira do Talhadão, no rio do Turvo. Santos contou que o evento era um protesto contra a construção de duas usinas hidrelétricas de pequeno porte na região. O deputado também comunicou que no dia 11/10, às 10h, haverá debate sobre pedofilia na câmara municipal de Piracicaba, e convidou moradores e promotores da Infância e da Juventude para participar da discussão. "Que seja um grande debate para que a pedofilia não continue tomando proporções alarmantes", finalizou. (DK)



Linha amarela



Marcos Martins (PT) comentou os problemas que dizeram a linha amarela do Metrô permanecer fechada durante toda a manhã desta segunda-feira, 3/10. O deputado criticou a administração do Metrô e lembrou que não é a primeira vez que ocorre uma pane nessa linha. "E a população é que acaba sendo sacrificada", apontou. Segundo Martins, os metrôs e trens estão sempre com problemas e, para ele, isso acontece devido à falta de manutenção e investimento por parte do governo estadual. E finalizou com outra reclamação: "O metrô daqui deixa muito a desejar, deveria ser chamado de trem da capital, já que ele não sai da região metropolitana"(DV)



Crack



Olimpio Gomes (PDT) mostrou matéria publicada no Jornal da Tarde que informa que o Tribunal de Justiça montará um posto na Cracolândia, para definir a internação compulsória de crianças e adolescentes viciados em crack. "Estou feliz com a notícia e os demais membros da Frente Parlamentar de Combate ao Crack também devem estar", disse. Depois, o deputado leu um artigo do professor Carlos Alberto Di Franco, chamado O Avanço das Drogas, que se refere ao tráfico de entorpecentes, a sensação de impunidade, a liberação da maconha e a omissão do Estado. (DV)



Privatização



Carlos Giannazi(PSOL) criticou o PSDB e as privatizações. O parlamentar ressaltou o projeto, de autoria do Executivo, que cria empresa de previdência complementar. Segundo ele, o governo pretende privatizar a previdência dos servidores públicos, e afirmou que a bancada do PSOL é contrária a essa ideia: "Os servidores já têm 11% de desconto em seus salários", alegou. Giannazi leu uma matéria da Folha de S. Paulo sobre o decreto de Geraldo Alckmin, que irá privatizar cachoeiras e cavernas em parques públicos. "É inconcebível fazer isso com a população, não é possível que o PSDB queira privatizar este Estado inteiro", reclamou. (DV)



Drogas



Jooji Hato(PMDB) mencionou o pronunciamento de Olimpio Gomes e fez uma sugestão. Para o deputado, é melhor substituir o termo internação compulsória por acolhimento para o futuro. "É uma expressão mais suave", disse. "A intenção é resgatar o ser humano da degradação". Hato considera a tarefa difícil e, por isso, necessita da luta de todos. Disse que se a população quiser mais qualidade de vida e segurança tem que controlar as bebidas alcoólicas e as drogas. Segundo ele, a violência é consequência disso. "Temos que cercar as fronteiras com o Paraguai e a Bolívia, que são grandes fabricantes de maconha". (DV)

alesp