Homenagem ao 101º aniversário do Sport Club Corinthians Paulista


21/09/2011 12:34

Compartilhar:


Por iniciativa do deputado Luiz Claudio Marcolino (PT), a Assembleia Legislativa realizará sessão solene em homenagem aos 101 anos do Sport Club Corinthians Paulista no próximo de 23/9, às 20h, no plenário Juscelino Kubitschek. O clube foi fundado em 1º de setembro de 1910.

"Independentemente das paixões que o futebol desperta em cada um, antes é preciso reconhecer o valor histórico do clube paulista na cultura futebolística e esportiva do Estado e do país", justificou o deputado, que considera o ato uma homenagem ao futebol brasileiro como um todo. "Não há dúvida de que clubes de futebol como o Corinthians muito contribuíram para o engrandecimento do Brasil", disse Marcolino.

Visto por muitos como "o time do povo", o Corinthians tem uma história que, sobretudo nos anos 1980 e início dos 1990, se confunde com a histórica política do país. A chamada Democracia Corintiana, comandada por jogadores como Sócrates, Biro-Biro, Casagrande e Vlademir, entre outros, não distinguiu cores e emblemas e influenciou os torcedores de futebol e da sociedade brasileira na luta pelas diversas formas de liberdades, conquistadas anos mais tarde. "Por sua história, o Corinthians é um time que quebrou paradigmas", afirma Alex Minduin, conselheiro do clube e fundador do movimento Rua São Jorge. (mlf)



lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp