Opinião - O SUS e as preferências políticas


17/11/2011 10:03

Compartilhar:


Muitos têm sugerido que o ex-presidente Lula deveria tratar sua doença recém-diagnosticada em um hospital da rede pública. Tenho observado que este fato está trazendo à luz um lado obscuro da opinião pública de parte dos brasileiros.

Observei atentamente o que meus nobres pares defenderam aqui neste espaço nos últimos dias e quero, antes de tudo, expressar o meu desejo de recuperação a este homem importante para a política nacional.

Em relação à polêmica criada quanto ao fato de o hospital ser público ou não, deveríamos primeiro olhar para o passado e notar que esta equipe médica acompanha a saúde de Lula há muito tempo e não seria correto instá-lo a mudar, principalmente num momento delicado como este.

Obrigar os políticos e seus famliares a utilizarem o serviço público é uma ideia que há tempos tem sido defendida por grande parte da sociedade. O objetivo desta iniciativa seria o de elevar a qualidade da prestação de serviços, seja nas áreas de saúde ou educação. Defende-se que a partir de então os políticos sentiriam na pele as consequências da falta de investimentos nessas áreas tão importantes para o desenvolvimento de um país.

Todavia, a dor de Lula não pode ser usada como pano de fundo para levantar esta discussão, mesmo que o propósito seja tão fundamentado. Isto porque o que está em voga não é a preocupação com o SUS, como querem mostrar, mas sim uma espécie de preconceito travestido em forma de protesto.

Não se trata de defender este ou aquele político. Problemas de saúde podem acometer tanto a quem é de situação como aos da oposição. Portanto, devemos ter cautela ao associar esta doença de Lula às fragilidades dos SUS.

Lutar pela melhoria no atendimento da rede pública é dever de todos nós que representamos a população brasileira. Tenho me dedicado incansavelmente na busca de recursos para regiões que necessitam de atenção especial, pois somente conhecendo cada unidade hospitalar é que se pode saber das dificuldades pelas quais elas passam. E isto tenho feito desde o meu primeiro mandato.

Os hospitais públicos precisam de maiores investimentos e isto é de conhecimento de todos. O SUS é um modelo de atendimento que, mesmo com suas limitações, ainda consegue cobrir os cidadãos deste país continental, mas com certeza precisa de mais recursos. Todavia, não farei coro com esta parcela da população que quer fazer de um flagelo pessoal motivo para inflamar as discussões em torno de ideais políticos.

Que Deus restabeleça brevemente a saúde do ex-presidente Lula.



*Milton Vieira é deputado pelo PSD.

alesp