Assembléia Legislativa lança calendário comemorativo no aniversário de São Paulo


25/01/2008 15:10

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/cal1 cópia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia em que São Paulo celebra 454 anos de existência, 25 de janeiro, a Assembléia Legislativa lançou, no Museu Afro Brasil, um calendário comemorativo com reproduções de obras de arte alusivas à história da cidade. O calendário São Paulo - Comoção da Minha Vida teve concepção artística e seleção de obras realizada pelo curador do Museu Afro Brasil, o artista plástico Emanoel Araújo, anfitrião do evento que teve a presença do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vaz de Lima, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e do governador do Estado de São Paulo, José Serra, além dos secretários municipais Alexandre de Morais, dos Transportes, e Orlando Almeida, da Habitação, e ainda do Delegado Geral de Polícia de São Paulo, Maurício Freire, e do deputado Edmir Chedid, 2º secretário da Assembléia Legislativa, um dos idealizadores do calendário.

A escolha do Museu Afro Brasil para a apresentação do calendário foi coincidente com uma exposição sobre Teodoro Sampaio, engenheiro, geógrafo e historiador brasileiro, que foi um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e que também participou da fundação da Escola Politécnica de São Paulo, junto de um dos idealizadores da Universidade de São Paulo, Armando de Sales Oliveira.

O calendário comemora também os 40 anos do Palácio 9 de Julho, sede da Assembléia Legislativa, localizado no Parque do Ibirapuera, e os cem anos da imigração japonesa. Entre as obras escolhidas para figurar no calendário está o óleo sobre tela Palácio das Indústrias, de M. Okinaka (1962), que retrata a antiga sede do Parlamento paulista. O Palácio 9 de Julho teve sua construção concluída em 1968, quando foi inaugurado pelo então presidente do Legislativo, Abreu Sodré.

Vaz de Lima, que vem participando com o prefeito e o governador de diversos eventos relativos ao aniversário da cidade, afirmou que o lançamento do calendário no Museu Afro Brasil é mais uma parada num dos pontos símbolo da cidade. Ele esteve na missa realizada nesta manhã na Catedral da Sé, depois participou de celebração no Pátio do Colégio. Depois do lançamento, no Parque do Ibirapuera, seguiria para a inauguração do Túnel Paulo Autran, que liga a avenida Washington Luís ao aeroporto de Congonhas.

O presidente da Assembléia agradeceu ao prefeito pela inclusão do Poder Legislativo nos eventos comemorativos do aniversário da cidade. Para ele, São Paulo é uma paixão dos que nela nasceram e dos que, como ele, vieram de outros ligares para buscar o melhor que a cidade tem a oferecer. "É a verdadeira pátria que abriga quem de longe veio", disse. Vaz de Lima agradeceu Araújo pela concepção do calendário, mas também por sua obra artística, "que por si só já é uma enorme contribuição para a cidade que nos comove". Vaz de Lima explicou que a seleção das imagens foi cuidadosa para destacar diversos pontos significativos tanto da cidade quanto de seus momentos históricos: um mapa de São Paulo alusivo à Revolução de 32, a fundação de São Paulo, o Rio Tietê, a avenida São João, o embarque de café no porto de Santos, entre outros.

"Que ele nos traga a alegria de vermos que, ao longo deste ano, ao olharmos para trás, ajudamos a construir uma São Paulo melhor", afirmou Gilberto Kassab. José Serra lembrou que no ano em que a cidade comemora seu 454º aniversário também faz 54 anos que o Parque do Ibirapuera foi inaugurado. Ele cumprimentou Emanoel Araújo pela obra criativa. Serra ainda deu parabéns ao prefeito Kassab elo que tem feito pela cidade de São Paulo.

O evento teve ainda a participação musical do Duo Abanã e do Quarteto Pererê, que interpretaram músicas brasileiras.

alesp