Comissão vai acompanhar problemas nas travessias por balsas

Além de buscar soluções para a crise, grupo irá trabalhar na discussão de alternativas de ligação entre Santos e Guarujá
06/12/2001 18:32

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DA ASSESSORIA

A Assembléia Legislativa aprovou nesta quarta-feira, 5/12, com apoio de todos os líderes partidários, a criação de uma Comissão de Representação para verificar a situação da travessia entre Santos e Guarujá.

A iniciativa de instalação da comissão é da deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT), que será a coordenadora dos trabalhos. "O objetivo da comissão é buscar meios para solucionar a crise que atinge nesse momento todas as travessias litorâneas de São Paulo", afirmou a deputada, lembrando que a paralisação ocorre em função da campanha salarial dos trabalhadores e da vigência de novas normas de segurança, que reduziram em 20% a capacidade de cada balsa.

Além disso, a comissão também irá discutir novas alternativas de ligação entre os dois municípios. "Precisamos encontrar uma saída para o impasse entre os funcionários e a OP Mariner, empresa responsável pela operação das travessias. A situação deve ficar insustentável com a proximidade das festas de final de ano", enfatiza a deputada, que desde o início do movimento vem buscando caminhos para um acordo.

A parlamentar, lembrou que, dia 7/12, às 15h, haverá uma nova tentativa de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em São Paulo.

FUTURO

Após a resolução da crise, a deputada Maria Lúcia pretende desencadear ações que discutam novas alternativas de ligação entre Santos e Guarujá. "Esse debate está totalmente atrasado em relação às obras de duplicação da Rodovia dos Imigrantes." A Dersa realizou estudos técnicos, que apontam a viabilidade da implantação de dois novos pontos de travessia. "Entretanto, esses projetos não avançam, porque há grupos interessados na construção do túnel. A discussão não pode ocorrer nos bastidores, pois toda a sociedade tem que opinar e decidir", explica Prandi, que solicitou ao Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista e à Agência Metropolitana de Desenvolvimento a realização de uma audiência pública sobre a questão.

Para a parlamentar, a partir do debate será possível chegar ao consenso sobre a melhor opção", pondera Maria Lúcia. Segundo informações de técnicos do Dersa, a travessia entre Santos e Guarujá está saturada, sendo a maior do mundo em número de veículos transportados, cerca de 1 milhão por ano.

"Essa demanda cresce 5% ao ano e o sistema poderá sofrer apenas pequenas expansões, como o aumento de capacidade de algumas balsas. Entretanto, isso não será suficiente para absorver o aumento de fluxo, que deverá crescer depois da duplicação da Imigrantes", aponta Prandi.

alesp