Notas de Plenário


14/03/2007 20:13

Compartilhar:


Acontecimentos paulistanos

O deputado Henrique Pacheco (PT) comentou o ato realizado na cidade chamado "Consumidor é um show", que reuniu 65 mil pessoas. Trata-se de uma proposta de defesa do consumidor, de difusão dos princípios do Código de Defesa do Consumidor e de um momento de reflexão sobre os avanços na luta pelos princípios de justiça no comércio e nos serviços, explicou o deputado. Participaram representantes de secretarias do Estado, deputados, vereadores e políticos de modo geral. Pacheco também falou sobre o Museu do Bexiga, uma instituição criada por iniciativa pessoal de uma figura marcante do bairro, Armandinho. Armandinho é responsável por todas as lutas e pela difusão da história do Bexiga, fazendo um retrato da colonização italiana e mantendo-a viva nos seus princípios, nas suas festas e na sua cultura.

Política de saneamento do Estado

"Recebi um convite de uma assembléia dos municípios concedentes da região de Jundiaí, organizada pela Secretaria de Energia e Saneamento e pela Sabesp", disse Mário Reali (PT). Segundo o deputado, é positiva a negociação com os municípios sobre a possibilidade de renovação dos contratos de concessão, porque os mesmos foram feitos na década de 70, de forma unilateral. Neles só cabiam deveres aos municípios e a entrega do serviço de saneamento. Os secretários de Estado reclamam muito de que o novo marco regulatório de saneamento impõe condições que poderiam travar o setor e de que precisa haver uma discussão conjunta com os municípios. "Alguns municípios da região do ABC têm dívidas em relação à tarifa da água por atacado. A Sabesp fornece a água e os municípios operam a distribuição dessa água, e a coleta dos esgotos", finalizou Reali.

Agradecimentos

"Quero agradecer a todos que colaboraram para que eu pudesse exercer o meu mandato nesta Casa, assessores e funcionários de gabinete e da Alesp", disse o deputado José Caldini Crespo (PFL). Para o deputado, o cidadão entendeu que o Poder Legislativo representa de fato os interesses da população. Essa é uma característica marcante deste poder, as decisões desta Casa são muito importantes, pois fazemos as leis que regerão os demais poderes e toda a população. O processo legislativo em geral não pode ser precipitado. "O que aprendi nesta Casa foi o respeito e a tolerância, pois, mesmo diante das divergências de opiniões, com pronunciamentos por vezes até exaltados, o que prevalece é a cordialidade entre nós. Isso tudo faz parte de um parlamento", finalizou o deputado.

Simplesmente amigo

O deputado Henrique Pacheco (PT) agradeceu o apoio dos eleitores, assessores e demais funcionários da Alesp e informou que não pretende mais se candidatar a cargos públicos. Segundo ele, seu afastamento da vida pública não significa o abandono de seus ideais, tanto que ele diz estar envolvido em uma campanha para conscientizar a população sobre a importância do voto, chamada Mutirão da Cidadania. O deputado disse ainda que não vai se afastar do Parlamento paulista, "mas as visitas serão como amigo".

Sangue novo

Edmur Mesquita (PSDB) foi outro deputado a falar sobre seu desligamento do Legislativo paulista. Mesquita comentou a recepção aos novos deputados dizendo que "sangue novo tornará a Alesp mais dinâmica". Mesmo reconhecendo que seus anseios serão conduzidos para outros caminhos, o deputado lamentou a despedida. "Nestes anos, aprendi a ouvir o silêncio das massas e a sabedoria dos homens comuns."

Reconhecimento

O deputado Luis Carlos Gondim (PPS) afirmou ter tido uma ótima convivência dentro do parlamento e comentou sua atuação nos últimos quatro anos. "A vida pública é muito difícil", disse Gondim, que foi reeleito para a legislatura que se inicia nesta quinta-feira. Ele se disse satisfeito com o reconhecimento de seu trabalho parlamentar pelos eleitores, que lhe deram 17 mil votos na sua primeira eleição, 54 mil na segunda e, agora, 71 mil votos, que o conduziram ao terceiro mandato. Gondim destacou alguns projetos, entre os 27 de sua autoria que foram aprovados, entre eles o que trata da orientação à parturiente sobre a importância da amamentação e o que estimula o uso do ácido fólico durante a gravidez, como prevenção de diversos problemas congênitos.

Pela continuidade

O deputado Geraldo Lopes (PMDB) disse que aprendeu muito no Parlamento paulista. "Viajei por aproximadamente 300 municípios do interior do Estado e constatei a extrema carência das comunidades. Resolvi me dedicar à área social, apresentando diversos projetos de lei para a área." Lopes desejou aos que se reelegeram e aos novos parlamentares que tomem iniciativas que venham ao encontro das necessidades da população. "Espero também que a nova Mesa Diretora continue os trabalhos das CPIs instaladas na legislatura que agora se encerra e incentive a instalação de outras, já que os trabalhos dessas comissões são uma das principais funções do Legislativo."

alesp