Projeto que regulamenta transporte de estudantes recebe apoio no Vale de Paraíba


21/05/2002 09:00

Compartilhar:


Carreata com mais de 100 vans movimenta a Via Dutra

DA ASSESSORIA

Mais uma região do Estado manifestou apoio ao Projeto de lei 309/2001, de autoria do deputado Luiz Gonzaga Vieira (PSDB), que visa regulamentar o transporte intermunicipal de estudantes, por meio de peruas, vans e demais veículos sem taxímetro. Desta vez, o Vale do Paraíba, um dos principais centros econômicos de São Paulo, recebeu o parlamentar para um debate sobre o projeto.

A visita de Gonzaga começou por Jacareí, onde mais de 100 pessoas, representando várias cidades da região, entre elas Taubaté e São José dos Campos, estiveram discutindo com o parlamentar as disposições da propositura e também solidarizando-se com a iniciativa. O encontro foi organizado pela Associação de Condutores Autônomos do Vale do Paraíba (Acanvap), representada por vários de seus membros, inclusive pelo presidente da própria entidade, Gilberto Caldeira. Esteve prestigiando o encontro o vereador de Jacareí, José Antero, que deverá propor à Câmara local a aprovação de uma moção de apoio ao projeto de lei.

Depois do encontro, uma comitiva com mais de 100 vans seguiu pela rodovia Presidente Dutra, em direção a Caçapava. A carreata teve a duração de aproximadamente 40 minutos e foi acompanhada pela Polícia Rodoviária Federal e pelos veículos de apoio da concessionária Nova Dutra. Segundo Caldeira, o objetivo da manifestação foi mobilizar a sociedade e a classe política da necessidade de aprovação do projeto do parlamentar. "O deputado Gonzaga é o responsável por colocar na mídia a discussão acerca desse problema, que atinge não só os transportadores escolares como também os estudantes. Ele está de parabéns", ressalta.

Em Caçapava, Gonzaga foi recepcionado por mais uma centena de condutores escolares na sede do Legislativo da cidade, com a presença dos vereadores Rui Rodrigues, Jairo Junqueira e José Olímpio. No município, além da solidariedade dos vereadores, que se comprometeram a aprovar uma moção de apoio ao projeto, o deputado recebeu apoio de outra classe a ser também beneficiada com a iniciativa de Gonzaga. Os empresários do setor de importação dos veículos tipo van encaminharam documento de apoio à propositura. Quem também se pronunciou a favor do projeto foi o deputado Ari Kara, que fez questão de ratificar apoio à idéia de Gonzaga, que agradeceu a mais essa manifestação de apoio e fez questão de reafirmar o compromisso com a aprovação da lei. "Essa é uma real necessidade não só da classe dos condutores escolares ou dos estudantes; o povo paulista precisa da aprovação desse projeto, que dará liberdade de trabalho a uns e facilitará o direito a educação a outros, contribuindo, dessa maneira, para uma sociedade mais justa e igualitária", encerra.

alesp