Redução de ICMS pode ajudar pequenas farmácias


28/05/2004 15:47

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Giba Marson

Após ouvir pequenos e microcomerciantes do ramo farmacêutico, que atravessam dificuldades financeiras devido à concorrência das grandes redes de farmácias, o deputado Giba Marson (PV) apresentou requerimento à Secretaria da Fazenda estadual solicitando informações sobre a existência de estudos para reduzir a alíquota do ICMS incidente sobre os medicamentos comercializados no Estado de São Paulo.

O parlamentar afirma que as grandes redes dominam cada vez mais o mercado porque têm estrutura, estoque de medicamentos e créditos que permitem oferecer aos clientes descontos de até 50% na compra dos produtos, além de prazos para o pagamento vão de 30 até 60 dias.

"A pequena farmácia, que não tem suporte para trabalhar com esses prazos e descontos, perde a clientela, não consegue pagar seus fornecedores e acaba se afundando em dívidas", explica Marson. No documento enviado à secretaria, ele defende uma revisão das alíquotas do imposto sobre os remédios, como forma de dar maior apoio às pequenas e microempresas farmacêuticas e manter benefícios no atendimento ao usuário.

gibamarson@al.sp.gov.br

alesp