Deputada diz que Petrobras não pode ser transformada em arena pré-2010


02/06/2009 12:41

Compartilhar:


A bancada do PT na Assembleia Legislativa confirmou a realização de ato em defesa da Petrobras, no dia 8/6, às 14 h, nas dependências do Legislativo. "O PSDB e seus aliados querem transformar a Petrobras em arena pré-eleição 2010, prejudicando a imagem da maior empresa brasileira e do Brasil", reage a deputada Maria Lúcia Prandi (PT).

Para ela, a postura do PSDB é irresponsável, inconseqüente e contrária aos interesses nacionais. "Há uma clara tentativa de privatizar o subsolo, onde se encontra a riqueza nacional. A oposição rejeita o novo marco regulatório do petróleo, mas não vamos deixar que multinacionais se apoderem do que é nosso", protesta Prandi.

A parlamentar acrescenta que os recursos com a exploração do pré-sal serão prioritariamente investidos em educação, saúde e nas áreas sociais e que os atuais investimentos da Petrobras no Brasil devem gerar mais de 1 milhão de novos postos de trabalho, entre 2009 e 2013.

"Dos 104,6 bilhões de dólares que a companhia pretende aplicar no período, nas áreas de exploração e produção, 92 bilhões de dólares vão ficar no Brasil e aquecer o mercado interno. É esta a empresa que o PSDB quer destruir?", indaga Maria Lúcia.

Sobre o pré-sal, a deputada lembra que é estratégico para a Petrobras e para o Brasil. "Os investimentos específicos no pré-sal - previstos em 28,9 bilhões de dólares para o período 2009-2013 - devem alcançar 111,4 bilhões entre 2009 e 2020..

"A contribuição que a Petrobras dá ao desenvolvimento do Brasil é agora colocada em xeque por políticos oportunistas, interessados apenas nas eleições de 2010", lamenta a parlamentar.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp