Congresso busca dignidade e justiça para o trabalhador rural


17/11/2009 19:38

Compartilhar:


Carlinhos Almeida participou de atividades do 14º Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho Rural, no Espaço Cassiano Ricardo, em São José dos Campos. O encontro foi organizado pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 15ª Região-Campinas e contou com as presenças do ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanuchi, e do jurista Dalmo de Abreu Dallari, que fez a última exposição, entre outros.

O presidente do TRT, desembargador Luis Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, coordenou o congresso, realizado dias 12 e 13/11, com o objetivo de socializar o conhecimento e as experiências acumuladas para dinamizar políticas que permitam o trabalho rural mais digno, justo e democrático. O encontro reuniu parlamentares, magistrados, membros do Ministério Público, advogados, sindicalistas, sociólogos, peritos, estudantes e outros especialistas.

"Muito impressionante foi o trabalho apresentado no congresso por Erivelton Fontana de Laat, doutorando em Engenharia de Produção. Ele apresentou dados de sua pesquisa sobre cortadores de cana que são assustadores", comentou Carlinhos em seu blog. "Ele mediu o efeito do ritmo alucinante desse trabalho sobre o organismo humano. Ele está concluindo seu trabalho que deve ser publicado no ano que vem. O setor já registrou a morte de mais de uma dezena de trabalhadores por exaustão física", acrescentou.

O trabalho de Erivelton Laat revela que a agroindústria canavieira emprega um milhão de brasileiros no corte da cana-de-açúcar e que 80% do que é colhido é cortado à mão. No caso da colheita à mão, o pagamento é feito por toneladas/dia pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais. "O sistema de pagamento por produção, associado à precarização dos alojamentos, meios de transporte, alimentação insuficiente, sem pausa para descanso, podem agravar os riscos de acidentes e o desgaste físico destes trabalhadores", diz o estudo.



carlinhos@carlinhos.org

alesp