Assembléia amplia divulgação do IPRS


22/03/2001 18:52

Compartilhar:


O Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), que vai medir as políticas públicas dos 645 municípios paulistas a cada dois anos, terá um site específico. Segundo o presidente da Assembléia, Walter Feldman, o site vai auxiliar os municípios a obter informações sobre o IPRS. "A idéia é de colaboração com as prefeituras", declarou Feldman que se reuniu nesta quinta-feira, 22/3, com o diretor da Fundação Seade, Flávio Fava de Moraes, que desenvolveu a metodologia de pesquisa do índice.

O IPRS é uma proposta do Fórum São Paulo Século XXI, parceria da Assembléia com a sociedade para planejar o desenvolvimento no Estado nos próximos anos. O resultado do trabalho chamou a atenção da Organização das Nações Unidas, que mede a qualidade dos países através do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O IPRS tem como ponto de partida o IDH-ONU, que mede o desenvolvimento dos países sob três pontos: renda per capita, escolaridade e expectativa de vida. O Índice Paulista agrega novos indicadores: participação popular na administração (conselhos populares) e esforço (disposição do gestor municipal em investir nas áreas de saúde e educação).

O ex-presidente da Assembléia, Vanderlei Macris, esteve, inclusive, na sede da ONU para explicar a metodologia desenvolvida pela Fundação. Segundo Feldman, a proposta é dar continuidade ao trabalho de Macris. "Queremos ajudar as prefeituras, por isso a Assembléia está buscando informações junto à Fundação Seade que realizou o trabalho."

alesp