Secretário de Administração Penitenciária recebe movimento contra cadeião


01/06/2001 16:04

Compartilhar:


Em uma audiência marcada pelo deputado estadual Wagner Lino (PT), o Movimento Contra a Construção de Cadeias em Áreas Residenciais entregou um ofício ao secretário adjunto de Administração Penitenciária, José Carneiro de Campos Rolim Neto, solicitando que o Centro de Detenção Provisória não seja construído no centro de São Bernardo.

O movimento apresentou como justificativa a localidade onde está prevista a construção do CDP. Além de ser uma área densamente povoada, fica ao lado do Centro Municipal de Especialidades Médicas, mercado municipal, centro esportivo, escolas, paço municipal, shopping center, rodoviária, enfim, é também uma área muito movimentada pelo comércio pelas atividades do município. "O movimento não é contra a construção do CDP, desde que este não seja construído em áreas residenciais", explicou o deputado Wagner Lino.

No ofício entregue ao secretário, o movimento afirma que a "população, município e Estado sabem que a área proposta não é adequada" e pede que se encontre uma área melhor.

No local proposto existia uma cadeia pública, que foi desativada por não oferecer segurança aos moradores, à polícia e nem mesmo aos detentos, pois havia fugas e resgates constantes. Os moradores ficavam transtornados com as invasões, rebeliões, tiros, gritos de horror, reféns, ruas interditadas, casas invadias... Na eminência da construção de um CDP no local, os moradores vêem a possibilidade de a situação de terror voltar a acontecer.

Um grande problema visto pela população, é que a cadeia tinha a capacidade de abrigar 108 presos, mas chegou a ter quase 700 presos. O novo CDP, teoricamente, abrigará 600 detentos. Se o CDP manter a média do Estado, este número pode se multiplicar por cinco. No caso de uma rebelião ou fuga, a possibilidade de transtornos causados à população também se multiplica. Por isso, o movimento está procurando apoio de autoridades, como deputados e vereadores, para auxilia-los, bem como sensibilizar a população.

O secretário sentiu a urgência do caso e enviará um documento com a resposta para o deputado Wagner Lino.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Wagner Lino - 3886-6842/6853)

alesp