Conferência estadual de direitos humanos é aberta com palestra de Dalmo Dallari

(Flash)
07/12/2001 11:50

Compartilhar:


O jurista Dalmo Dallari considerou "exagerada e maliciosa" a cobertura que a imprensa brasileira vem dando à guerra no Afeganistão. "Isso também é uma forma de terrorismo e pode desviar a discussão de aspectos importantes da exploração social e econômica da pessoa humana", advertiu.

Dallari pronunciou palestra de abertura na III Conferência Estadual de Direitos Humanos, que teve início na manhã desta sexta-feira, 7/12, na Assembléia Legislativa. O evento foi promovido pela Comissão de Direitos Humanos do Legislativo, presidida pelo deputado Renato Simões (PT), pela Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania e pelo Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Humana (Condepe).

Vice-presidente da Comissão Mundial de Juristas - órgão que assessora a ONU e tem sede em Genebra, Suíça -, Dallari voltou a referir-se ao conflito em território afegão para destacar a importância de refletir sobre a luta pela paz e pela tolerância no Brasil e no mundo, tema de sua palestra, "no momento em que a resposta ao terrorismo brutal e imoral é o bombardeio de populações civis, um autêntico terrorismo de Estado".

Ele fez um histórico de suas visitas a diversas áreas de conflito no mundo, como Índia e Indonésia. "É um engano pensar que o que acontece no Afeganistão ou na Índia não tem nada a ver conosco, já que no fundo se trata de agressões à dignidade da pessoa humana", avaliou. /N+/(Aguarde mais informações)/N-/

alesp