Deputado percorre cidades para preparar o dossiê da insegurança do Estado


17/06/2004 17:19

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Vanderlei Siraque (PT)



O deputado estadual Vanderlei Siraque (PT) está visitando diversas cidades de São Paulo para preparar um dossiê contendo um diagnóstico da insegurança no Estado. "Quero conhecer os problemas e necessidades de cada município para encaminhá-los, já com propostas de políticas públicas, à Secretaria de Segurança e ao governador do Estado", declara.

O deputado já passou por cidades como Registro, Brotas, Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Paraguaçu Paulista, Guarujá, Franca, Batatais, Ribeirão Preto e Águas de Santa Bárbara, e deverá visitar outras até final de julho. "Entre as reclamações mais freqüentes dos prefeitos, vereadores e das comunidade está a falta de efetivo policial, de equipamentos de segurança para os profissionais e de informática para as delegacias", afirmou Siraque. Há lugares, porém, onde os problemas são específicos. Em Franca, o deputado está investigando a suposta manipulação de dados do registro criminal na cidade. Segundo a imprensa local, a Polícia deixou de registrar nove homicídios que ocorreram no município durante 2003. "Se for comprovado, vamos convocar os delegados responsáveis e o secretário de segurança para prestarem depoimento", diz.



PT ligado

Para Siraque, o PT precisa ficar ligado principalmente por causa período eleitoral. "Alguns meses antes da eleição de 2002 para governador, em São Paulo, os tucanos chegaram a maquiar os índices de criminalidade. Os delegados eram orientados para mudar a natureza do crime no momento de preencher o boletim de ocorrência. Assim, muitos homicídios viraram morte a esclarecer e não foram computados nas estatísticas. O governo aproveitou, então, para fazer propaganda dizendo que estava combatendo o crime, quando na verdade estava apenas enganando a população", alerta o deputado, que conseguiu derrubar da pasta o ex-secretário de segurança, Marco Vinício Petreluzi.

Siraque ainda pediu a instalação de uma CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito - e encaminhou os documentos ao Ministério Público. "Se houver qualquer evidência de manipulação de dados ou corrupção em algum município, podem contar comigo para desmantelá-las", finaliza.

vsiraque@al.sp.gov.br

alesp