O futuro da energia alternativa no Brasil


17/02/2003 18:37

Compartilhar:


Da Assessoria

A Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável da Assembléia Legislativa de São Paulo, coordenada pelo deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), realizará no próximo dia 19/2 (quarta-feira), às 9 horas, no Auditório José Bonifácio, o seminário "O Proinfa e a diversificação da matriz energética", para debater os efeitos da regulamentação do Proinfa - Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica -- (Decreto Federal 4.541).

O objetivo do programa, desenhado no rescaldo da crise do "apagão", é o de diversificar a matriz energética brasileira para evitar uma dependência demasiada das hidrelétricas. Para tanto, o programa garante estímulos, tais como preço de referência e garantia de compra para energias alternativas, como é o caso da biomassa da cana-de-açúcar, da eólica, solar e até mesmo para a oriunda de pequenas centrais hidrelétricas.

O debate contará com a participação de vários especialistas e abordará questões relevantes para o Estado, tais como: Os efeitos do Proinfa em São Paulo (Dr. Mauro Arce - secretário de Energia de São Paulo); O Proinfa e o setor sucroalcooleiro (Dr. Onório Katayama - Unica); O Proinfa e os seus efeitos na política energética (Dr. Luiz Gonzaga Bertelli - diretor do Departamento de Infra-Estrutura da FIESP); Proinfa e o Meio Ambiente (Dr. José Zatz - especialista do setor); Aspectos Jurídicos do Proinfa (Dr. Marcos Perez - advogado).

alesp