Produtores agrícolas exigem atenção de Alckmin e Lula


10/05/2005 11:03

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Ricardo Castilho

Prevaleceu o bom senso. Pressionados por bancos e fornecedores, os produtores rurais da micro-região de Araçatuba resolveram esperar audiências em São Paulo e Brasília, antes de tomar uma atitude mais dura que poderia culminar com o bloqueio de importantes rodovias. A proposta foi feita durante reunião realizada na última sexta-feira no Centro Cultural de Guararapes, e a maioria optou por audiências com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Geraldo Alckmin, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues e o secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira. Deputados estaduais, lideranças sindicais, prefeitos, vereadores e produtores participaram do encontro, que é o sexto do movimento liderado pelo presidente do Sindicato Rural de Penápolis, advogado João Antônio Castilho.

Castigados pela estiagem, os lavradores, principalmente de grãos (milho e soja) ficaram impedidos de saldar dívidas de custeio agrícola e dos investimentos feitos em máquinas e equipamentos.

O deputado Ricardo Castilho (PV), terceiro secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, não tem medido esforços para que a luta alcance seus objetivos. Na última semana, o parlamentar esteve na Superintendência do Banco do Brasil, em São Paulo, acompanhando o presidente do Sindicato Rural de Birigüi, Miguel Ruiz Lopes e outras lideranças de agricultores da região, tratando das prorrogações, renovações e parcelamento das dívidas da atual safra agrícola, envolvendo financiamentos de custeio e de investimentos.

Castilho, além dos contatos no Banco do Brasil, já esteve com o presidente da FAESP, Fábio de Salles Meirelles, que providencia uma audiência com o presidente da CNA " Confederação Nacional da Agricultura, em Brasília. A audiência com o presidente Lula ficou a cargo do deputado Zico Prado (PT). Castilho também se colocou à disposição para marcar a audiência da comissão de agricultores com o governador Geraldo Alckmin.

rcastilho@al.sp.gov.br

alesp