Discurso de Alckmin destaca São Paulo como "terra da esperança"


01/01/2003 13:56

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Em um pronunciamento marcado pela emoção, após tomar posse como governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin disse que hoje reencontra um Estado mais forte: "É a partir dessa base sólida construída por Mário Covas, no Estado, e por Fernando Henrique, no país, que os paulistas e brasileiros partem ao encontro do futuro."

Alckmin afirmou que São Paulo se prepara novamente para o plantio: "Porque mais que usinas, rodovias, fábricas, a força de São Paulo vem do seu povo: gente que confia no poder transformador do trabalho. A força de São Paulo vem da sua gente, que trouxe, dos quatro cantos do país, dos quatro cantos do mundo, a certeza de vencer, oferecendo a seus filhos um futuro melhor. Por isso, São Paulo é a terra do trabalho. Por isso, São Paulo é, sobretudo, a terra da esperança."

Continuando, o governador destacou o valor de ser paulista: "Ser paulista não é ter nascido aqui ou ali: é uma maneira de enxergar o Brasil. E de trabalhar por ele. É ter um sonho e compartilhá-lo com todos os brasileiros. O sonho de uma sociedade em que a ética não seja mais uma virtude, mas sim um atributo congênito como uma marca de nascença. O sonho de uma sociedade em que a justiça social não seja mais uma exigência, mas que reine inconteste entre todos os homens."

Um salto adiante

O governador resumiu o papel do Estado no contexto nacional: "São Paulo não é somente parte do grande corpo que forma o Brasil: é o seu órgão mais vital. O progresso paulista circula, nutre, irriga o país como o sangue das veias, mesclando o destino do povo da nossa terra ao de todos os brasileiros.

São Paulo pode não ser a alma do Brasil, mas é a sua melhor síntese." Para Alckmin, "as condições estão postas. Agora é dar um salto adiante. Fazer de São Paulo melhor, para que o Brasil seja melhor ainda".

Prosperidade

Quanto à atuação de seu governo, Alckmin definiu quatro campos, em quatro esferas concêntricas, e afirmou que a eventual escassez orçamentária será compensada com a maximização da articulação de investimentos privados, utilizados como alavancas impulsoras da prosperidade. "Sobre estes campos de atuação será escrito o novo capítulo da história do progresso paulista:

- a do Governo Empreendedor, que promoverá investimentos públicos e incentivará investimentos privados que estimulem o crescimento e a geração de emprego e renda;

- a do Governo Educador, que universalizará os benefícios do conhecimento e das tecnologias da informação, nestes tempos em que, mais do que nunca, eles assumiram um papel crucial na vida dos indivíduos e das nações;

- a do Governo Solidário, que irá fortalecer e expandir a rede de proteção social aos que mais necessitam da presença do Estado;

- a do Governo Prestador de Serviços de Qualidade, garantindo assim a sua eficiência, a equidade no seu acesso, a transparência da sua gestão."

Mário Covas

O governador finalizou seu discurso, como começou: prestando uma homenagem ao ex-governador Mário Covas: "Com o coração pequeno, iniciei estas palavras. Pequeno pela ausência de Mário Covas. Com o coração grande, as concluo. Com o coração grande, pelas boas recordações de Mário Covas. Com o coração grande, porque grande é o povo paulista. Com o coração grande, porque cheio de esperança no futuro. Futuro que começa aqui. Avante, então: vamos a ele!"

alesp