Mais comissões permanentes elegem presidentes e vices

Das 23 comissões da Assembleia, 17 já têm seus dirigentes definidos
19/05/2009 20:42

Compartilhar:


Nesta terça-feira, 19/5, mais oito comissões permanentes da Assembleia Legislativa elegeram seus presidentes e vice-presidentes, para dirigirem as atividades desses órgãos temáticos neste 2º biênio da 16ª Legislatura, que se encerra em 14 março de 2011.

Na quinta-feira passada, outras nove comissões elegeram seus presidentes. Com isso, 17 das 23 comissões permanentes estão aptas a exercer suas atividades regimentais, notadamente a elaboração de pareceres que instruem a tramitação de projetos de lei; a discussão e votação conclusiva de determinadas proposições; e a fiscalização e o controle das atividades da administração direta e indireta.



23 comissões permanentes já têm presidente e vice



Dando sequência ao acordo firmado entre as lideranças partidárias para a composição e direção das comissões permanentes da Casa " que obedece ao preceito constitucional de representação proporcional do Plenário nos órgãos técnicos " mais oito comissões elegeram seus presidentes e vices. No total, 17 das 23 comissões temáticas já estão aptas a retomar suas atividades.





Finanças e Orçamento



A Comissão de Finanças e Orçamento elegeu Mauro Bragato (PSDB) como presidente e Edson Giriboni (PV) como vice-presidente. "Vamos mostrar à população paulista que o Orçamento deve ser transparente", disse Bragato.

Os deputados Enio Tatto (PT), Jonas Donizette (PSB), Vitor Sapienza (PPS) e Estevam Galvão (DEM) parabenizaram o ex-presidente da comissão, Bruno Covas (PSDB), e deram as boas vindas à próxima gestão. Covas agradeceu as palavras e afirmou que o trabalho realizado pela comissão só foi possível pois houve quórum em todas as reuniões. São também membros efetivos da CFO os deputados Waldir Agnello (PTB) e Adriano Diogo (PT), que declarou seu voto de protesto, "já que a comissão está inerte há dois meses".

A comissão se reunirá todas as quartas-feiras, às 14h30.





Economia e Planejamento



A Comissão de Economia e Planejamento elegeu, por unanimidade, o deputado André Soares (DEM) para a presidência e o deputado Otoniel Lima (PTB) para vice. Compõem a comissão os deputados Rodolfo Costa e Silva (PSDB), Fausto Figueira (PT), Edson Giriboni (PV), Gilmaci Santos (PRB) e Patrícia Lima (PR). As reuniões ordinárias da CEP irão acontecer sempre às terças-feiras, às 16h.



Administração Pública



Marco Porta (PSB) foi eleito presidente da Comissão de Administração Pública. O cargo de vice-presidente da comissão será do deputado André Soares (DEM). O novo presidente agradeceu a indicação do deputado Edson Ferrarini (PTB) e afirmou: "farei jus a esse tão importante papel que me foi confiado". Após breve discussão, os deputados definiram as reuniões para as quartas-feiras, às 15h30. Também compõem esta comissão os deputados José Augusto (PSDB), Marcos Zerbini (PSDB), Roberto Felício (PT) e Vitor Sapienza (pps).





Assuntos Internacionais



A Comissão de Assuntos Internacionais elegeu João Barbosa (DEM) como seu presidente e Uebe Rezeck (PMDB) para a vice-presidência. Por indicação do deputado Milton Flávio (PSDB), o novo presidente agradeceu todas as bancadas e os deputados presentes, destacando suas respectivas qualidades, e afirmou: "Aqui conheci homens de grande valor".

Rezeck agradeceu a amizade e o companheirismo dos seus pares e afirmou: "Tenho certeza de que o presidente João Barbosa irá conduzir esta comissão com muita competência. Estou aqui apenas para somar".

Também se candidatou à vice-presidência o deputado Milton Flávio (PSDB), ressaltando sua forte ligação com a comissão devido ao seu histórico e à sua experiência. Antônio Mentor (PT) manifestou seu receio de que uma mudança no acordo elaborado pelos líderes partidários pudesse resultar em um desarranjo nas demais comissões. Para José Bittencourt (PDT), tanto Flávio quanto Rezeck poderiam contribuir para a funcionabilidade da comissão.

Os deputados Hélio Nishimoto (PSDB), Roberto Felício (PT) e Chico Sardelli (PV) também estiveram presentes. São ainda membros da comissão Ed Thomas (PSB), Luiz Carlos Gondim (PPS) e Otoniel Lima (PTB).



Assuntos Metropolitanos



Davi Zaia (PPS) foi eleito presidente da Comissão Assuntos Metropolitanos, ficando Ana Perugini (PT) com a vice-presidência. A intenção de Zaia à frente do órgão é antecipar o debate sobre as principais questões que precisam de tratamento urgente nas três regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas e Baixada Santista. O presidente recém-eleito citou ainda as contradições existentes nas três regiões metropolitanas do Estado, que registram grande desenvolvimento econômico, mas também grandes carências.

São ainda membros efetivos da comissão Celino Cardoso (PSDB), Celso Giglio (PSDB), Gil Arantes (DEM), Haifa Madi (PDT) e Marco Porta (PSB).





Serviços e Obras Públicas



Simão Pedro (PT) foi eleito presidente da Comissão de Serviços e Obras Públicas. Como vice-presidente, foi escolhido o deputado Ed Thomas (PSB). Simão Pedro agradeceu a indicação e a confiança. "Vamos trabalhar para fazer uma gestão democrática, ouvindo sugestões", afirmou.

Para Ed Thomas, Simão Pedro possui um histórico de respeito e disse que será um prazer estar ao seu lado na condução da comissão. "Vamos construir o melhor para o povo paulista", afirmou o parlamentar, que pretende se debruçar sobre todas as obras e projetos.

As reuniões ordinárias da comissão ficaram marcadas para as terças-feiras, às 15h. Alex Manente (PPS) e Beth Sahão (PT) também estavam presentes. São também membros efetivos do órgão os deputados Analice Fernandes (PSDB), José Bruno (DEM) e Orlando Morando (PSDB).



Segurança Pública



A Comissão de Segurança Pública elegeu como presidente o deputado Jorge Caruso (PMDB) e como vice-presidente Gil Arantes (DEM), que não participou da reunião devido ao falecimento de um parente. "Vamos procurar trabalhar da forma mais transparente possível", declarou Caruso.

Olimpio Gomes (PV), que também abriu sua candidatura, criticou a eleição. "Vou continuar participando como sempre participei, mas sinto pelo quão pouco esta comissão tem realizado", disse.

A comissão irá se reunir todas as quartas-feiras, às 11h. Estavam presentes ainda os membros efetivos Pedro Tobias (PSDB), Said Mourad (PSC), Vanderlei Siraque (PT) e Otoniel Lima (PTB).





Defesa dos Direitos do Consumidor



Edson Ferrarini (PTB) foi eleito para a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor. Eli Correa Filho (DEM) foi eleito vice-presidente. Para Ferrarini, a pauta da CDDC, que é uma das mais próximas do povo, deve ser intensa. "Faremos com que o consumidor seja ouvido", revelou.

Todos os membros da comissão estavam presentes na eleição: Alex Manente (PPS), Ana do Carmo (PT), Cássio Navarro (PSDB), Feliciano Filho (PV), Gilmaci Santos (PRB), Mozart Russomanno (PP) e Patrícia Lima (PR).

As reuniões da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor serão realizadas todas as terças-feiras, às 15h30.

alesp