Proposta para transporte ferroviário


15/07/2009 17:23

Compartilhar:


Dentro de 30 ou 40 dias a diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) irá apresentar proposta sobre a retomada do transporte ferroviário de cargas na Nova Alta Paulista. É o que ficou decidido no dia 10/7, em reunião da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap), realizada na Associação dos Funcionários da Central Álcool Lucélia, sob a presidência do prefeito de Junqueirópolis, Osmar Pinato.

Esteve presente o diretor da ANTT, Bernardo José Figueiredo Gonçalves de Oliveira. Também participou o gerente do Departamento de Armazenagem da Centrais de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Ceagesp), José Lourenço Pechtoll. Participaram prefeitos, vereadores e deputados da região.

O deputado Ed Thomas (PSB) se fez representar por seu assessor parlamentar. O transporte compete à América Latina Logística (ALL).

A ALL assumiu a Ferrovia Bandeirantes S.A (Ferroban) com a promessa de recuperar a malha ferroviária, inicialmente no trecho de Bauru a Tupã. Numa segunda etapa, seria de Tupã a Panorama. O prometido não foi cumprido, conforme o exposto na reunião. A única melhoria ocorreu com a ligação da ferroviária com o silo-graneleiro da Ceagesp em Tupã, mas o transporte está suspenso, a exemplo do que ocorre com a ALL na Alta Sorocabana, onde também existe um movimento pró-reativação do transporte ferroviário de cargas.



edthomas@al.sp.gov.br

alesp