Tribuna


30/11/2011 18:20

Compartilhar:


Saúde doente



Welson Gasparini (PSDB) leu trecho de carta do provedor da Santa Casa de Misericórdia de Barretos, Luis Carlos Diniz Buch, em que relata a paralisação dos atendimentos aos pacientes do SUS, em 28/11, por insuficiência financeira da instituição. O provedor solicita a mediação dos parlamentares para que o governo faça aporte emergencial de recursos. "A saúde no Brasil está doente", disse. Gasparini criticou a defasagem nos repasses do Sistema Único de Saúde. (GN)



Prevenção da Aids



Donisete Braga (PT) lembrou que nesta quinta-feira, 1º/12, é o Dia Mundial do Combate e prevenção à Aids. Segundo o deputado, o ministro da saúde, Alexandre Padilha tem enfrentado enormes desafios para combater a doença. "Mais do que nunca temos que estabelecer um processo de orientação e informação sobre a Aids no Brasil", disse. Desde a epidemia dos anos 1980 foram registrados mais de 200 mil casos da doença em São Paulo. (GN)



Aniversário de Herculândia



José Candido (PT) parabenizou a cidade de Herculândia pelo aniversário de 67 anos, comemorado nesta quarta-feira, 30/11, e lembrou a história da cidade fundada por José Pereira da Silva, então como vila Santana. Candido foi homenageado com o título de Amigo Benemérito do Hospital São José, naquela cidade e ganhou o título de cidadão herculandense. (GN)



Garupa 1



Jooji Hato (PMDB) reportou-se a acidente de motocicleta, ocorrido em Osasco, envolvendo um casal que teria morrido, e com um fato agravante: a mulher que estava na garupa, estava grávida. Jooji ressaltou que, como deputado, tem a obrigação de preservar a vida, e que, em função disso, luta para que seja sancionado o projeto que proíbe a garupa em moto. Segundo ele, só assim se poderia evitar o alto número anual de mortes, que chega a 65 mil. (FG)



Saúde do funcionalismo



Olimpio Gomes (PDT) leu Carta em Defesa da Saúde do Funcionalismo Público, e pediu sua publicação, na íntegra, no Diário Oficial, juntamente com seu discurso, feito no plenário. Para o deputado, a divulgação da carta é necessária para que a população conheça seus direitos em relação à saúde publica. (FG)



Consciência e informação



Rafael Silva (PDT) disse que uma parcela de usineiros se opõem às suas ideias, especialmente por que ele defende o fim da queima da palha da cana-de-açúcar. Silva afirmou que o país necessita ser passado a limpo, e, segundo ele, somente com o crescimento do acesso da população à informação isso será possível. "A informação é a matéria-prima da consciência", finalizou. (FG)



Descaso



Marcos Martins (PT) criticou a ausência de médicos-pediatras no hospital Santos Dumont, em Santos. Segundo o parlamentar, o hospital ficará sem a área de pediatria por dez meses, já que serão necessárias licitações e concursos para reativá-la. Martins considera descaso com o povo brasileiro o vazamento de óleo de plataforma no Rio de Janeiro. Para ele, é um absurdo que uma empresa norte-americana pratique crime ambiental, conforme noticiado pela revista Carta Capital, e seu responsável alegue inocência. (FG)



Crack



Donisete Braga (PT) afirmou que na semana passada participou de encontro com o governador e representantes de algumas secretarias para relatar as ações da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. O parlamentar defendeu a aprovação de emenda ao Orçamento 2012 sobre investimentos no programa de combate às drogas. Braga também comentou a Marcha Paulista em Defesa dos Municípios, no dia 11/11: "Ainda não houve muitas adesões, mas é importante a discussão democrática dos problemas municipais". (DA)



Previdência complementar



"Há vários vícios de origem no projeto", afirmou Luiz Cláudio Marcolino (PT) sobre o Projeto de Lei 840/11, do governador, que institui previdência complementar para o funcionalismo paulista. Segundo Marcolino, o projeto tem problemas: não atende a todos os trabalhadores e a gestão do plano favorece os patrocinadores. "Esse projeto tem que ser debatido e muito bem estudado", declarou. (DA)



Garupa 2



Jooji Hato (PMDB) falou sobre o Projeto de Lei 485/11, de sua autoria, que proíbe a garupa de moto. "Trata-se de um projeto que visa salvar vidas. Não é inconstitucional e, de maneira nenhuma, fere o direito de ir e vir, como dizem alguns opositores", disse. A seguir, comentou alguns casos de acidentes com motocicletas, exibindo vídeo com o depoimento do Diretor do Departamento de Identificação e Registros Diversos da Polícia Civil SP, Aldo Galiano Jr. (DA)



Vale do Paraíba



Afonso Lobato (PV) informou que foram concluídas as audiências públicas realizadas no Vale da Paraíba para discutir o Projeto de Lei 66/2011, do governador, que cria a Região Metropolitana. Para o deputado, é muito importante que a matéria seja aprovada até o começo de 2012, para que a região possa se organizar. Segundo ele, o país todo ganhará com a aprovação, já que a região tem potencial para o turismo. "Escutem essa solicitação, que não é nossa, e sim do Vale do Paraíba", enfatizou. (IR)

alesp