Lideranças partidárias divulgam manifesto em defesa da paz


06/02/2003 15:50

Compartilhar:


As lideranças partidárias da Assembléia Legislativa de São Paulo divulgaram nesta quarta-feira, 5/1, manifesto contrário à intenção do governo dos Estados Unidos de invadir o território do Iraque. O documento foi proposto pelo presidente da Comissão de Assuntos Internacionais, deputado Arnaldo Jardim (PPS), e assinado pelos líderes de todas as bancadas com assento no Parlamento paulista, com exceção da liderança do PFL.

No texto, os deputados estaduais defendem uma saída diplomática para as controvérsias entre os dois países, intermediada por instrumentos internacionais legalmente constituídos. Abaixo, a íntegra do manifesto.



CONTRA A GUERRA, PELA PAZ

Manifesto das Lideranças Partidárias do Parlamento Paulista

O Século XXI precisa ser fundamentado em discussões e ações visando a inovação de tecnologias a serviço da sociedade, inclusão de países emergentes no rol de desenvolvimento mundial ou de uma integração igualitária de todas as nações em prol de uma globalização justa.

Infelizmente estamos na eminência de uma nova guerra, com a ameaça norte americana de invasão ao Iraque, sem comprovação de fatos que justifiquem uma intervenção bélica na região.

Isto é inadmissível nos dias atuais, em que a moderna ferramenta utilizada para a solução de pontos controversos entre nações é a diplomacia, oriunda da evolução da política internacional, fundamentada em instrumentos legalmente constituídos como: a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Convenção de Genebra e nos demais Tratados e Pactos firmados entre nações soberanas que orbitam em torno da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Governo brasileiro novamente ratifica seu perfil pacífico demonstrado nos últimos acontecimentos internacionais ao se colocar contrário, de maneira incisiva, à ameaça norte-americana de ataque ao Iraque.

Nós, deputados estaduais da Assembléia Legislativa de São Paulo, seguindo o positivo exemplo dos principais lideres mundiais, nos declaramos absolutamente contrários a este ato que se tomado colocará em risco a paz mundial e provocará efeitos nefastos na economia internacional.

Desta maneira esperamos, na qualidade de lideres políticos conscientes de nossa missão, que tal ameaça de invasão não se consume, que sejam encontrados pelos organismos internacionais, sob o patrocínio e supervisão da ONU, saídas pacíficas que superando os riscos eventuais da militarização do conflito possam garantir um futuro de paz e compreensão para toda humanidade.

Nestes Termos,

Subscrevemo-nos,

Lideranças Partidárias:

Liderança do Partido Progressista Brasileiro

Liderança do Partido Democrático Trabalhista

Liderança do Partido dos Trabalhadores

Liderança do Partido Trabalhista Brasileiro

Liderança do Partido do Movimento Democrático Brasileiro

Liderança do Partido Liberal

Liderança do Partido Popular Socialista

Liderança do Partido Socialista Brasileiro

Liderança do Partido Social Democrata

Liderança do Partido Republicano Progressista

Liderança do Partido Verde

Liderança do Partido da Social Democracia Brasileira

Liderança do Partido Comunista do Brasil

Deputado Mílton Flávio - Presidente da União dos Parlamentares do Mercosul

alesp