Reparo alternativo para estrada Sarapuí-Pilar


17/06/2004 16:16

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) conseguiu, nesta terça-feira, 15/6, que a prefeitura de Sarapuí firmasse uma parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para tapar os buracos da estrada vicinal Sesalpino Ferreira da Silva, que liga os municípios de Sarapuí a Pilar do Sul.

Esta parceria foi uma saída alternativa diante da falta de recursos do governo do Estado para fazer o recapeamento dos 25 quilômetros da estrada e do fato de a usina de asfalto do DER estar com suas atividades suspensas, devido aos equipamentos danificados.

A prefeitura cederá funcionários e transporte e o DER vai liberar a massa asfáltica fria. A administração fará a limpeza dos buracos nos cinco quilômetros mais próximos de Sarapuí, que é a parte mais deteriorada. Quando a usina voltar a funcionar, será colocado o asfalto quente.

De acordo com o DER, a diferença entre os dois tipos de asfalto não é significativa, mas o asfalto quente adere com mais firmeza. Além disso, a durabilidade do asfalto melhor é maior. No caso da vicinal, isto é muito importante, porque o volume de tráfego é grande entre as duas cidades.

Apesar da parceria firmada a partir da intervenção da deputada - que se reuniu com o prefeito José Luiz Holtz (PSDB) na semana passada e conversou com a direção regional do DER - ela vai continuar tentando que a Secretaria de Estado dos Transportes libere recursos para o recapeamento.

O custo total da obra de tapa-buracos será de R$ 400 mil. O recapeamento foi orçado em R$ 2 milhões. Mas a primeira toma apenas os cinco quilômetros mais deteriorados e a outra, toda a extensão da vicinal. O problema é que não há recursos disponíveis nem para um nem para outro, a não ser pela parceria.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp